(Foto: Ascom SMS) |
Na manhã desta terça-feira, 11, cerca de 50 trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram da Campanha de Prevenção do HIV/Aids. O encontro aconteceu no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) situada na avenida Beira Mar.
Da iniciativa, Técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVIS) e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju realizaram testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de palestras sobre as formas de prevenção e transmissão das doenças.
A enfermeira e referência técnica do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Marilia Uchôa, explicou a importância do diagnóstico precoce das DST e principalmente do HIV/ Aids.
“Embora o HIV/Aids ainda não tenha cura, quando diagnosticado cedo o portador do vírus HIV pode ser tratado e viver anos sem desenvolver a doença. Prevenir através do sexo seguro com o uso do preservativo e fazer o teste para HIV salva vidas, por isso fazemos o apelo para que todos superem o preconceito e entendam que cuidar da prevenção e o auto cuidado para entrar em tratamento são os maiores aliados na luta contra as DSTs e o HIV”, explicou Marilia Uchôa.
Vacinação contra Hepatite B
Durante a abertura do encontro, a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Ludmila, destacou a importância dos cuidados preventivos contra as DST e especialmente contra a hepatite B.
Não só durante a relação sexual sem preservativo como em trabalhos do cotidiano a pessoa pode contrair hepatite B. “Catadores de lixo ou agentes de limpeza podem contrair a doença também através do contato com o lixo, resíduos hospitalares ou por meio de um alicate de unha contaminado. Para prevenir, a forma mais eficaz é tomar a vacina contra hepatite b que já está disponível todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju”, explicou Cristiane Ludmila.
Convivendo com o HIV e a Aids
Do evento, a participação da coordenadora da Rede de Mulheres Cidadãs Positivas de Sergipe emocionou a todos presente. Há 5 anos ela descobriu que era portadora do vírus HIV após o marido, que hoje já é falecido, ter sido diagnosticado com Aids. “Não foi uma noticia fácil , mas eu resolvi me amar, cuidar mais de mim e da minha família. Faz anos que sou portadora do vírus HIV, mas graças ao tratamento não desenvolvi a Aids. Hoje mais do que antes cuido de mim e busco viver a vida”, afirmou.
A Rede de Mulheres Cidadãs Positivas é um grupo de ajuda e convivência. A rede existe desde ano de 2002 e hoje reúne 223 mulheres vivendo com HIV/Aids em Sergipe.
Testes rápidos
Durante a ação, os técnicos da SMS informaram que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é necessário apenas ter em mãos o número do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B