SMTT reúne 60 colaboradores para doação de sangue

Os agentes foram até o Hemose fazer a doação (Foto: Edilson Menezes)

Na manhã desta quarta-feira, 24, agentes de trânsito e colaboradores da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), se uniram para fazer o bem, e foram até o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), localizado no Bairro Capucho, em Aracaju, para praticar o bem, a doação coletiva de sangue. Ato faz parte da programação do projeto Maio Amarelo, em que durante toda a semana o órgão está desenvolvendo atividades de educação no trânsito.

De acordo com o coordenador de educação no trânsito, Marcus Nabuco, a ideia do Projeto Agente Cidadão é, além de querer aproximar a instituição da sociedade, fazer uma alusão aos inúmeros casos de acidentes que ocorrem no trânsito e ceifam vidas todos os dias. “ Nosso intuito com a criação do projeto agente cidadão, é aproximar os agentes de trânsito e os colaboradores dos cidadãos, através de ações sociais. Iniciamos hoje com a doação de sangue e cadastro para sermos doadores de medula óssea” revela.

Nabuco informa ainda que outros projetos sociais semelhantes a esse serão realizados durante todo o ano. “Essa é uma iniciativa do superintendente da SMTT, José Toledo, pois ideia é que façamos inúmeros projetos como esse, para que possamos nos aproximar cada vez mais da sociedade e interagir mais com os cidadãos, fazendo com que eles se sintam integrados e parte vital desse processo de construção de um trânsito melhor e mais seguro”, conclui Nabuco.

A gerente de captação do Hemose, Rozeli Danta, comemorou a ida dos agentes à instituição. “É uma campanha muito importante, pois ela nos ajuda a manter o nosso estoque de sangue abastecido, nos deixando mais tranquilos para enfrentar o final de semana, onde os casos de acidentes tendem a aumentar. O banco de sangue necessita de pelo menos 100 doadores por dia, mas o que estamos tendo é uma média de 80, e isso é preocupante. Mas nossa parceria com a SMTT é forte e regularmente eles estão aqui, só podemos agradecer”, conta.

O agente de trânsito  Edvaldo Garangau, explica que a sociedade só tem a visão dos agentes punindo por irregularidades no trânsito e segundo ele é preciso quebrar essa imagem errônea. “Precisamos tirar a imagem do agente que só está ali para repreender e punir. O próprio código de trânsito traz algumas atribuições e, uma delas é trabalhar com educação e ações sociais. Decidimos colocar a doação de sangue em nossa programação, pois a sensação de poder ajudar o próximo é maravilhosa, vivemos em uma sociedade egoísta, e nós tentamos fazer o máximo, para ajudar o próximo na medida do possível”, ressalta Garangau.

Alerta

Com a chegada dos festejos juninos, época em que mais acontecem acidentes, seja no trânsito ou queimadura com fogos de artifício, o Hemose faz um apelo para sociedade, para que o hábito de doar sangue se torne rotina.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 69 anos de idade, ou ter 16 anos, com o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter consumido bebidas alcoólicas e estar bem alimentado.

Fonte: Ascom Prefeitura de Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais