Socorro inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes

Imunização começa nesta segunda-feira, 26, e contempla público de 10 a 14 anos em todas as UBSs do município de Socorro

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 26, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A estratégia segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e integra a ampliação da vacinação contra a doença em todo o país.

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e tem como objetivo reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos causados pela dengue.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a definição da faixa etária segue critérios técnicos adotados pelo Ministério da Saúde. “A escolha do público de 10 a 14 anos considera recomendações da Organização Mundial da Saúde, além das taxas de hospitalização por dengue registradas nos últimos anos. É uma estratégia segura e eficaz para proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. Inicialmente, a imunização ocorreu de forma gradual devido à disponibilidade limitada de doses, sendo ampliada progressivamente para mais municípios, incluindo Nossa Senhora do Socorro.

Onde se vacinar

A vacinação acontece sem data limite definida e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 7h às 17h. Algumas unidades contam com horário estendido até às 19h, como a UBS Tancredo Neves (João Alves), UBS Josafá Mota (Mutirão) e a UBS Eduardo Vital (Jardim).

Documentos necessários

Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacinação e documento de identidade com foto. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Contraindicações

A vacina não deve ser aplicada em pessoas com febre ou diarreia no momento da vacinação, nem em quem tenha histórico de alergia a algum componente do imunizante. Em caso de sintomas leves, sem febre e sem diarreia, a vacinação pode ser realizada normalmente.

Também é importante respeitar o intervalo mínimo de 30 dias caso haja necessidade de aplicação de outra vacina de vírus vivos atenuados.

Zap da Vacina

Para facilitar o acesso à informação, esclarecer dúvidas e combater a disseminação de fake news, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza o “Zap da Vacina”, um canal de atendimento via WhatsApp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo número (79) 99879-4673.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais