SUAS é pauta de seminário no Ministério Público Estadual

Míriam Tereza: "Precisa ter uma reviravolta na área de internação" (Fotos: Portal Infonet)

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), o Seminário Sobre Políticas Públicas no Atendimento de Crianças de Adolescentes no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A promotora da Infância e da Juventude, Míriam Tereza Cardoso, afirmou na ocasião que “em Sergipe algumas políticas estão sendo implementadas, mas ainda podem melhorar sensivelmente”.

Segundo a promotora, durante o evento que prossegue até esta terça-feira, 6, serão apresentados planos nacional e estadual em relação à criança e ao adolescente no âmbito do SUAS.

“Muitas ações podem melhorar em Sergipe, seja na área de proteção ou de internação, que precisa ter uma reviravolta, uma mudada significativa no caso de crianças e adolescentes em conflito com a lei. É um problema nosso, de Sergipe, mas também um problema nacional. O próprio Conselho Nacional de Justiça e o do Ministério Público têm se debruçado sobre esses assuntos que são gritantes. Foi feito um levantamento nacional e a implementação dessas medidas sócio-educativas deixa muitíssimo a desejar”, lamenta Míriam Tereza.

Maria Luci: "Estamos nessa luta desde 2007"

A secretária de Estado de Inclusão Social em exercício, Maria Luci Silva, afirmou o trabalho na implementação do SUAS no Estado de Sergipe. “Estamos nessa luta desde 2007, mas a partir de 2010 procuramos efetivar mais o trabalho que estávamos desenvolvendo. O seminário é mais uma ação que estamos desenvolvendo hoje. O SUAS é uma lei, um sistema e procuramosa aprimorá-lo muito para não chegar nos desafios que chegaram com o SUS. É mais um evento que trazemos em parceria com o MPE, juntamente com o MDS e os municípios”, destaca.

“Aqui temos os três entes que fazem parte do SUAS, mais o Ministério Público Estadual que trabalha no controle social. Trabalhamos com os municípios falando da Lei do SUAS e os aspectos que a Seides, enquanto Secretaria de Inclusão, vem desenvolvendo com os municípios. Em 2013, precisamos nivelar conhecimentos, fazendo a parte de capacitação e monitoramento das ações de todo o sistema”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais