Surto de catapora gera alerta a pais e alunos em Aracaju

Catapora ou varicela é uma doença considerada altamente contagiosa e pode ser evitada com o uso de vacina. (Foto: Ministério da Saúde)

Um surto de catapora em uma escola particular de Aracaju gerou preocupação nos pais e em alunos das diferentes instituições de ensino da capital. A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou a população para o período que compreende os meses de julho, agosto e setembro, considerados os de maior incidência da proliferação do vírus.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Tânia Santos, afirma que a doença é sazonal e costuma ter maiores números neste período, mas tranquiliza quanto aos dados deste ano em detrimento ao mesmo intervalo de tempo do ano anterior. “Ano passado tivemos de três a quatro surtos em escolas, mas, até o momento, este é o primeiro caso de surto que registramos em 2019”, destaca.

Conforme Tânia, o caso da escola particular está no radar da equipe e já possui atuação da SMS. “Fomos notificados agora e uma técnica da área já foi pra escola para prestar as orientações à direção da escola. Por ser uma doença de transmissão por contato e por via respiratória, se dentro de uma escola aparece uma vítima, poderá surgir outras”, diz.

Ela explica que não há recomendação para que a escola seja fechada, mas informa que a inspeção da Secretaria de Saúde verificará o estado das salas de aula. “Quando vamos na escola, nesse caso, recomendamos que os doentes fiquem em casa de três a sete dias e verificamos se as salas têm ar-condicionados, se as salas são fechadas, além de orientarmos a realização de uma limpeza entre uma turma e outra”, conclui.

A catapora

Catapora ou varicela é uma doença considerada altamente contagiosa e pode ser evitada com o uso de vacina. Ela é também caracterizada por gerar erupções cultâneas (bolhas) na pele da pessoa enferma e por raramente acometer a mesma pessoa por mais de vez. Sua transmissão pode ocorrer da mãe para o bebê durante o período de gestação, de parto ou de amamentação; através de gotículas respiratórias no ar provocadas por tosse ou por espirro; por contato com a pele da pessoa infectada ou pelo toque em uma superfície contaminada pelo infectado.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais