SUS: 150 mil estão na fila e SMS promete reduzir espera

Para secretário Luciano Paz, 60% do não comparecimento se deve a falta de condições do usuário para ir a consulta, dentro outros (Foto: Portal Infonet)

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão a oportunidade de agendar seus exames e consultas médicas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já que cerca de 150 mil pessoas estão na fila de espera aguardando a realização de algum tipo de procedimento [exames ou consultas].

Pacientes que estão com consultas e exames ainda em análise devem comparecer a sua Unidade de Saúde da Família (USF) e confirmar que está aguardando a marcação do procedimento. A confirmação deve ser feita até o dia 31 de agosto. Após esse período, os exames e consultas que não forem reconfirmados, serão automaticamente cancelados pelo sistema.

Já os pacientes que realizaram o pré-agendamento a partir de 1º de julho, não precisarão retornar as USF, pois seus procedimentos já foram inseridos no novo processo de remarcação.

De acordo com o secretário da Saúde do Município, Luciano Paz, os usuários que não confirmarem até o dia 31 de agosto, terão os procedimentos cancelados. “Temos 150 mil pessoas aguardando procedimento e com esse trabalho iniciado este mês que é a confirmação dos exames, estamos pedindo ao cidadão que marcaram procedimento que vão as unidades para confirmar os procedimentos médicos. Os que não confirmarem, terão cancelados os procedimentos porque entendemos que são as pessoas que faltariam normalmente os exames e consultas. A gente espera com esse procedimento reduzir em 30% dessa fila”, informa o secretário.

Após confirmarem o procedimento na unidade de saúde, o paciente deverá informar um número de telefone celular para que possa receber por meio de uma mensagem (SMS) a confirmação do procedimento.

Durante diagnóstico feito pela SMS, foi constatado que o motivo para que 40% dos usuários não comparecessem a realização do exame ou consulta se deve a falta de informação. “40% em média alegam que não sabiam do procedimento e estamos adotando medida internas para modificar esta realidade. Já os outros 60% sabiam do procedimento, mas alegaram motivos diversos como não tinham passagem, tinha compromisso ou sentiu um mal estar”, conta Luciano Paz.

Mutirões

Para diminuir o número de pacientes na fila de espera, a SMS está realizando também mutirões que estão sendo realizados nas sextas e sábados. Também foi adquirido pela Secretaria três aparelhos de eletrocardiogramas que estão disponíveis nas unidades Carlos Hardman, Dona Jovem e Geraldo Magela. A expectativa é que com esse aparelho seja possível atender em média 1.300 pessoas a mais por mês.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais