SUS inicia teste DNA-HPV para rastreamento do câncer de colo do útero

O exame detecta 14 genótipos do HPV, permitindo identificar o vírus antes de lesões ou câncer, mesmo em mulheres assintomáticas.

O teste teve início na última sexta-feira, 15. (Foto: João Risi/MS)

O SUS passou a oferecer o teste de biologia molecular DNA-HPV, indicado para o rastreamento do câncer de colo do útero a partir da última sexta-feira, 15. O exame detecta 14 genótipos do HPV, permitindo identificar o vírus antes de lesões ou câncer, mesmo em mulheres assintomáticas.

A tecnologia, mais sensível que o papanicolau, reduz a necessidade de exames frequentes e permite ampliar os intervalos de rastreamento para até cinco anos. A coleta é semelhante à do papanicolau, mas o material é enviado a laboratórios para pesquisa do DNA do vírus.

Produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fiocruz, o teste será implementado inicialmente em um município de cada estado com serviços de referência para colposcopia e biópsia, abrangendo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal. A meta é que até dezembro de 2026 o rastreio esteja disponível em todo o país, beneficiando 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos anualmente.

De acordo com o ministério, o HPV é a principal causa do câncer de colo do útero, terceiro mais incidente em mulheres, com cerca de 17 mil novos casos ao ano no triênio 2023-2025. A testagem é considerada padrão ouro pela OMS e é fundamental para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030.

*Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais