Suspeita de ebola fecha plantão em hospital de Sergipe

Hospital fechou o plantão (Foto: Internauta)

A suspeita de um paciente infectado com o vírus ebola, causou muitos boatos e pânico entre os moradores do município sergipano de Rosário do Catete. A informação que se espalhou nas redes sociais dava conta que um paciente estrangeiro com sintomas semelhantes ao vírus estava sendo atendido no hospital da cidade e que por isso, as portas do mesmo estavam fechadas.

A notícia foi esclarecida pela própria Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete que esclareceu que o paciente Rodrigo Alberto Fernandes, natural do Chile, deu entrada na unidade com diarreia, dores abdominais e dores no corpo.

O paciente relatou a equipe médica que há 20 dias estava na Argentina e teve contato com dois africanos, sendo um da Nigéria e outro de Angola.

Ao verificar o histórico, o plantão do hospital foi suspenso para que o paciente fosse submetido a exames. De acordo ainda com a secretaria, uma equipe do Ministério da Saúde entrou em contato e descartou a hipótese do vírus. O paciente foi transferido e permanece em observação no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse).

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete encaminhou nota para o Portal Infonet. “A  Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete informa que na tarde de hoje (1º), deu entrada no hospital da cidade, o paciente Rodrigo Alberto Fernandes, natural do Chile, com um quadro de diarreia, associado a dores abdominais e dores no corpo. Sendo que em nenhum momento ele apresentou febre. O paciente foi atendido pela equipe de plantão que realizou os exames de rotina, que não apresentaram qualquer alteração no hemograma.  A decisão da equipe em fechar o plantão foi tomada em virtude do histórico do paciente, uma vez que ele relatou que há aproximadamente 20 dias estava na Argentina, quando no aeroporto teve contato com dois africanos, sendo um da Nigéria e outro de Angola. Que desembarcou no Brasil através do estado de Pernambuco e que chegou a Rosário do Catete pedindo carona nas rodovias. A equipe achou prudente isolar o paciente em virtude desses contatos, mesmo os africanos não sendo dos países da Libéria, Serra Leoa e Guiné, que enfrentam uma epidemia de ebola. Mais uma vez por precaução, o Hospital acionou o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (SAMU), para fazer a transferência do paciente para o HUSE, em Aracaju, onde serão feitos exames complementares.  Uma equipe do Ministério da Saúde já entrou em contato com o Hospital que, ao relatar o quadro exposto do paciente, orientou que fosse afastada a hipótese de ebola por conta dos aspectos demográficos e dos resultados dos primeiros exames”, esclarece a nota publicada na íntegra.

Flagrantes e imagens podem ser encaminhadas para o plantão de jornalismo do Portal Infonet por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 21068000.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais