Teste Rápido do HIV será implantado em outubro

Almir Santana explica novo teste (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A partir do mês de outubro, Sergipe e os demais estados deverão incluir o Teste de Fluido Oral na rotina do Teste Rápido para o diagnóstico do vírus HIV. Ele é semelhante ao de gravidez, porque também será vendido em farmácias e o resultado será instantâneo.

Por enquanto, está sendo aplicado como projeto piloto em 21 estados e no Distrito Federal por meio de 40 ONGs parceiras do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS). Um dos estados que fazem parte desse projeto é Sergipe, que realiza esse tipo de teste por meio da Astra, ONG sergipana selecionada pelo MS, que atua junto a travestis, transexuais e gays.

"O Teste de Fluido Oral não é para diagnóstico, é de triagem. A própria entidade, que está participando da pesquisa do Ministério da Saúde, aplica o Teste e, se der reagente, encaminha a pessoa ao Cemar para confirmação", destacou o gerente do Programa DST/Aids, Almir Santana.

Atualmente são realizados dois Testes Rápidos, ambos de punção digital. Almir Santana explicou que, a partir da utilização do fluido oral, este será usado para fechar o diagnóstico.

"A pessoa faz um exame. Se der positivo, faz o outro e fecha o diagnóstico. A partir de outubro, um dos testes será substituído pelo fluido oral. Vai ser um na punção digital e o outro no fluido oral", detalhou Almir Santana.

Capacitação prévia

O Teste de Fluido Oral vem sendo utilizado em Sergipe desde março deste ano pela Astra. "Participamos de uma seleção e da capacitação promovidas pelo Ministério da Saúde em novembro e dezembro", lembrou a presidente da Astra, Tatiana Araújo.
De acordo com ela, em sete meses, foram realizados cerca de 400 exames, seguindo a meta pactuada com o MS. Ela acrescentou que os exames são feitos na sede da Astra e durante ações pontuais em locais de prostituição.
A aplicação se dá por meio da coleta do fluido oral, extraído da gengiva e do começo da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora. "Quando surge uma linha vermelha, o resultado é negativo. Caso apareçam duas linhas vermelhas, naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo", esclareceu Tatiana Araújo, destacando que o resultado aparece em 20 minutos.

Produzido pela Fiocruz

O Teste de Fluido Oral é produzido pela Fiocruz. O kit traz uma haste descartável para coleta de fluido oral, um frasco com solução, no qual é colocada a haste coletora após a obtenção da amostra, um frasco com o tampão de corrida de reação e um suporte plástico de teste, em que ocorrerá a reação e a revelação do resultado.

"O vírus do HIV não está na saliva das pessoas. Isso significa dizer que a gente não capta o HIV. O que captamos com o fluido é o anticorpo produzido pela própria pessoa, se tiver o vírus", ressaltou Tatiana Araújo.

Ela disse que a comunidade tem reagido bem ao novo Teste Rápido que será vendido em farmácias, em prazo ainda indefinido. "Precisamos cada vez mais possibilitar um diagnóstico precoce e rápido porque isso aumenta muito a qualidade e a perspectiva de vida das pessoas', enalteceu.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais