A expectativa é que os testes para identificação da varíola dos macacos (Monkeypox) cheguem à Sergipe ainda na primeira semana do mês de setembro. A informação foi repassada ao Portal Infonet pelo superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Cliomar Alves.
De acordo com ele, uma das unidades pertencente à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) já está preparada para o recebimento dos kits e para o início imediato do diagnóstico laboratorial para o vírus.
“Possuímos expertise na manipulação de amostras de elevado nível de biossegurança, temos equipamentos e pessoal o suficiente para atender a demanda. Os kits produzidos pela Biomanguinhos tiveram seu uso aprovado pela Anvisa e os Lacens estão com previsão até a primeira semana de setembro para receber as amostras para diagnóstico no próprio Estado”, explica Cliomar.
Segundo o superintendente, assim que os kits estiverem no Lacen Sergipe, a previsão é que o resultado da coleta da amostra seja liberado em até 24h, a depender do dia de seu recebimento. “As coletas das amostras serão feitas como está sendo hoje: nas unidades de saúde e hospitais, e a análise laboratorial no Lacen”, afirma.
Ainda não há definição da quantidade de kits que serão enviados ao estado. Segundo Cliomar, esse quantitativo será informado em reunião que ocorrerá nesta quinta-feira, 1º, com o Ministério da Saúde.
A coleta e investigação
Segundo o superintendente, a coleta e investigação ocorrerá da mesma forma como ocorre atualmente: amostras são coletadas nas unidade de saúde e hospitais e são encaminhadas para a análise do Lacen.
Em relação ao envio de amostras para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cliomar afirmou que todas que “todas que se enquadram no critério de definição de caso suspeito são enviadas”.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B