Testes rápidos são realizados no Dia de Combate à Aids

Teste é simples e o resultado sai em apenas 15 minutos (Fotos: Portal Infonet)

Aproximadamente 400 testes rápidos do HIV/Aids e sífilis devem ser realizados nesta segunda-feira, 1º, através da Unidade Móvel Fique Sabendo, veículo do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalado na Praça General Valadão para marcar o Dia Mundial de Luta e Prevenção contra a Aids.

O teste é realizado de forma simples e o resultado sai em apenas 15 minutos. Logo depois, o paciente é chamado para receber o diagnóstico e também orientações de prevenção e de encaminhamento para tratamento (quando o resultado é positivo).  “O teste envolve uma simples furadinha no dedo indicador, que é feita através de um lancete onde a agulha não aparece. O resultado sai em 15 minutos e depois a pessoa passa por um aconselhamento pós-teste”, explica a enfermeira Joana Santos, que é a responsável técnica do programa DST/AIDS da SES.

A enfermeira Joana Santos

Joana destaca que o teste pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde de quase todo o estado e também no Centro de Testagem Rápida (CTA) do Cemar , que fica na rua Bahia, s/n, bairro Siqueira Campos. “O teste é muito importante, pois a Aids se tornou uma doença crônica. O tratamento é eficaz para qualidade de vida das pessoas com HIV. Acabou essas história de morte após o diagnóstico”, revela.

Prevenção

A aposentada Elenita Gomes passava pelo Centro da cidade quando se deparou com a unidade móvel e resolveu fazer o teste. “Sempre que vejo essas iniciativas, que tem realização de exames, eu participo. A prevenção é muito importante e por isso recomendo que todas as pessoas façam o exame”, conta.

Elenita Gomes fez o teste pela primeira vez

 Lícia Maria fala da importância do exame

Unidade foi instalada na Praça General Valadão

A podóloga Lícia Maria Rodrigues conta que realiza o teste com frequência. “É importante que todos façam o exame, pois às vezes as pessoas relaxam e comentem alguns descuidos. As estatísticas de pessoas com Aids têm crescido e isso acontece porque com o tratamento, as pessoas se acomodam e não usam preservativo”, explica a podóloga.

Ações

O Dia Mundial de Combate à Aids também foi marcado por palestras e distribuição de lencinhos vermelho. As ações prosseguem até o dia 12, considerado o Dezembro Vermelho.

Sergipe

Sergipe apresentou 3800 novos casos da AIDS entre os anos de 1987 e 2014, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde (MS) divulgados pela gerência do Programa de DST/AIDS da SES. Os mesmos dados reveleram que os municípios que mais registraram novos casos de AIDS nesse período de tempo foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, São Cristóvão e Lagarto.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais