Tosse persistente: entenda quando buscar ajuda médica

(Foto: Freepik)

Mecanismo do organismo para limpar a garganta e expulsar corpos estranhos das vias áreas, a tosse é sintoma característico das doenças respiratórias e muito comum neste épica do ano. Mas o que causa dúvida entre a população é a persistência da tosse. Quando devemos nos preocupar e buscar um médico?

A infectologista Mariela Cometki, que integra o corpo de médicos da Clínica Intervent, em Aracaju, explica que a tosse tem muitas causas e que, por isso, é preciso atenção em relação aos sintomas que a acompanham. “A tosse é preocupante quando tem início agudo e vêm acompanhada com falta de ar, febre alta persistente e prostração intensa. Já a tosse crônica, que permanece mais de 3 semanas e pode estar acompanhada de catarro, também é preocupante e precisa ser avaliada, principalmente, se tiver expectoração de sangue”.

Alguns grupos, conforme a especialista, também devem estar atentos, pois são mais suscetíveis às infecções que causam a tosse. “Pacientes que já tem doenças respiratórias crônicas, como bronquite e asma, têm uma tendência a piora ou desenvolvimento da tosse, principalmente, se não seguirem adequadamente os tratamentos”,alerta a médica.

Infectologista Mariela Cometki (Foto: divulgação)

De acordo com a Dra. Mariela, a tosse aguda, aquela de curta duração, normalmente é causada por gripes, sinusites comuns e pneumonia. Já a tosse crônica tem relação com asma, bronquite e até mesmo tuberculose pulmonar. Em qualquer uma dessas situações, a orientação é buscar um médico.

“Nesses casos, a pessoa deve buscar um médico de confiança, seja clínico, infectologista ou até pneumologista. É a partir dessa investigação, que o médico vai encontrar a causa e direcionar o tratamento”, aconselha.

A Dra. Mariela lembra que não há táticas de prevenção para a tosse, mas explica que alguns hábitos podem ser adotados. “Infelizmente, não há como prevenir, mas manter uma boa hidratação ajuda as vias aéreas e também todo o corpo nunca é demais lembrar: temos que exercer a etiqueta da tosse, ou seja, não tossir sem colocar a mão ou desviar das pessoas”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais