Trabalhadores da Saúde de Aracaju suspendem greve

Categorias decidem suspender greve temporariamente (Fotos: Portal Infonet)

Ficou decidido, em assembleia realizada nesta quinta-feira, 24, que os trabalhadores vinculados ao Sindicato dos Enfermeiros (Seese), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias (Sacema) e Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe (Sintasa) irão suspender a greve e retomar as atividades a partir da segunda-feira, dia 28.

A categoria reivindicava reajuste salarial, que tinha sua data-base no mês de abril. Além disso, era cobrada da Prefeitura de Aracaju uma abertura de diálogo com as categorias. As classes cruzaram os braços no fim do mês de junho, e só vieram se reunir com a gestão na última quarta, 23. “Pedimos que se apresentasse um panorama financeiro da administração para justificar o não pagamento do reajuste. Ontem apresentaram os dados e prazos para novas conversas. Em setembro terão novas reuniões para falar sobre condições de trabalho e outros problemas da Secretaria de Saúde”, diz Shriley Marshall, presidente do Seese.

Além disso, ficou pactuado também que o retorno aos postos de trabalho ficaria condicionado à nulidade do corte de ponto dos trabalhadores e pagamento integral dos salários. Outra assembleia acontecerá no dia 4 de setembro, para constatar se todos, indistintamente, receberam os vencimentos. Caso alguém fique sem receber, a categoria cruzará os braços novamente.

Shirley Marshall garante que, caso ponto seja efetivamente cortado, servidores retomarão a greve

Shirley Marshall revelou ainda que, a secretária de Saúde de Aracaju disse, por telefone, que para ter acesso ao salário integral, as categorias teriam que cumprir metas. “O problema da saúde municipal é a falta de condições de trabalho. Faltam medicações, aparelhagem e infraestrutura. Hoje, por exemplo, não conseguimos atingir, o numero mínimo de exames de lâmina. Leva quase 60 dias para as mulheres terem acesso ao resultado e aí elas preferem procurar atendimento privado. Isso não é culpa do trabalhador”.

PMA

A Prefeituras Municipal de Aracaju disse, por meio de nota, que  a discussão sobre o pagamento será realizada em uma nova reunião com as categorias.

Por Victor Siqueira e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais