Três municípios de SE receberão recursos para tratamento domiciliar

(Foto: Arquivo/Portal Infonet)

Os municípios de Lagarto, Laranjeiras e São Cristóvão vão receber recursos do Ministério da Saúde para habilitar equipes destinadas ao tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em casa. A medida beneficia os pacientes do SUS com impossibilidade ou dificuldade de se locomover até uma unidade de saúde.

O objetivo da ação é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, bem como diminuir o tempo de permanência de usuários internados no SUS. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, Lagarto e São Cristóvão receberão R$ 672 mil. Já o município de Laranjeiras será contemplado com R$ 408 mil. Outros 207 municípios em todo o país também foram beneficiados.

Com as novas habilitações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o país passa a contar 1.157 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). As EMADs são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam um suporte médico completo aos pacientes que estão acamados. Já as EMAPs têm composição mínima de três profissionais de nível superior, escolhidos entre oito diferentes ocupações: assistente social; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; odontólogo; psicólogo; farmacêutico e terapeuta ocupacional.

As habilitações trarão maior qualidade de vida para as pessoas que precisam de cuidados e acompanhamento de saúde, como as acamadas, por exemplo, que podem se beneficiar de um tratamento domiciliar, ao invés de permanecerem em internações hospitalares. O serviço é caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação com garantias da continuidade dos cuidados.

 

Com informações do Ministério da Saúde 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais