Trotes mudam fluxo de atendimento da Samu

Ciosp deve confirmar ocorrência ao atendimento de urgência (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 divulgou um novo modo de acionamento para atendimento a pacientes em cenas inseguras como agressões físicas, ferimento por arma branca ou ferimento por arma de fogo. O objetivo é garantir a segurança das equipes, evitando atendimentos enganosos provenientes dos trotes, para ambos os serviços. Somente após confirmação do Ciosp é que será encaminhada ou não a ambulância até o local da ocorrência.

De acordo com o novo fluxo, após acionamento do Samu, o médico regulador fará a abertura da ocorrência, seguindo o fluxo normal. No entanto, o profissional informará que o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel apenas prestará assistência após acionamento do Comando de Policiamento do Interior e da Capital (Ciosp), através do 190, com a devida abertura de protocolo. Em seguida, o próprio médico regulador irá confirmar o acionamento da ocorrência em questão.

Segundo a superintendentedo Samu, Maria Lúcia Santos, a ação não irá atrasar o procedimento. “É importante frisar que nossos serviço continuará acontecendo normalmente. Porém, o Ciosp precisará emitir um protocolo confirmando a ocorrência”, ressalta.

Segundo a superintendente, essa forma de atendimento foi implantada após período de réveillon, quando vários trotes foram recebidos, prejudicando o atendimento.

Uma reunião entre os representantes os órgãos responsáveis e a Secretaria de Segurança Pública deve acontecer durante a próxima semana para decidir sobre como o procedimento irá continuar funcionando. “Vamos tentar viabilizar uma transferência direta de ligação entre o solicitante, o Samu e o Ciosp”, explica.

Por Jéssica França
Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais