Neste ano já foram notificados 25 casos de dengue em todo Estado, sendo que desses apenas seis foram confirmados (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Um caso de dengue hemorrágica foi notificado pela Secretaria de Saúde de Lagarto. A notícia traz um alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, principalmente neste período de verão, bem mais propício para o surgimento de focos e aumento da população do Aedes Aegypti.
“O que a gente preza é pelo atendimento do paciente para que ele não venha a óbito”, explica a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá, ao acrescentar que o caso está sendo investigado pela Saúde do Município de Lagarto e já foi notificado no Sistema de Notificação de Agravo (Sina), da Secretaria de Estado da Saúde.
“Entramos em contato com o Município de Lagarto e todas as providências que devem ser tomadas é de responsabilidade deles. E orientamos porque independentemente do tipo de dengue é preciso fazer o bloqueio de caso, expandir a investigação, verificando se tem mais suspeitos com sintomas da doença e fazer o controle do vetor”, orienta.
Sidney Sá informa que neste ano já foram notificados 25 casos de dengue em todo Estado, sendo que desses apenas seis foram confirmados. Em 2016, em todo ano, foram notificados 3.502 casos e confirmados 1.891.
Aracaju
Em Aracaju, segundo informa a diretora de Vigilância em Saúde e coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, de 1º até 26 de janeiro deste ano já foram notificados 12 casos, e até o momento nenhum desses foi confirmado via laboratório. Ano passado, em todo mês de janeiro, foram notificados 246 casos de dengue e desses, 97 confirmados.
Cuidados
Embora os números sejam considerados mais baixos em comparação com as estatísticas do ano passado, Sidney Sá orienta a população para que permaneça em alerta devido à tomada de cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
“Nas residências é preciso os moradores fazerem a limpeza das lavanderias pelo menos uma vez por semana, é muito importante fazer isso. Como também é preciso manter as caixas d’águas sempre fechadas por mais que estejam em lugares altos. Os materiais que podem acumular água, é importante que a população fique atenta e se previna para evitar isso. Temos que ter esse cuidado porque o mosquito é transmissor de doenças que incomodam muito e causam danos irreparáveis”, explica.
Zica e Chikungunya
Em 2016 foram notificados pela SES 8.370 casos de chikungunya e, desses, confirmados 6.364. Neste ano já foram notificados 10 casos e confirmados 2. “ São dados do último boletim emitido pela SES correspondente a 3ª semana de janeiro”, informa Sidney Sá. Dos confirmados neste ano, dois foram em Aracaju.
“Ano passado foram 127 notificados e confirmados 102 casos de chikungunya em Aracaju”, ressalta Taíse Cavalcante. Com relação à zica, no ano passado a Secretaria de Estado da Saúde notificou 220 casos e, desses, 30 foram confirmados. Em janeiro deste ano foram notificados dois casos, mas nenhum foi confirmado. Ao todo, em Sergipe, de 2015 até dezembro do ano passado, 128 bebês nasceram com microcefalia por causa da zica. Em Aracaju só houve a notificação de um caso de zica neste ano, mas não foi confirmado por laboratório.
Por Moema Lopes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B