UPA Fernando Franco é interditada pelo Coren

Atendimento ficou compremetido na unidade (Foto: Portal Infonet)

Na noite da última quarta-feira, 26, a Unidade de Pronto Atendimenteo Fernando Franco foi interditada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren) devido à falta de condições de funcionamento, do local. Segundo o Conselho, faltam itens básicos na unidade. Dentre eles medicações e materiais de Insumos. A Secretaria, no entanto, alega que os itens não estão em falta.

Lúcia Max procurou atendimento na UPA Fernando Franco nesta manhã e já aguardava há 40 minutos. Ela conta que seus dois filhos estavam doentes com quadro de vômitos e por isso procurou a Unidade. “Eu cheguei aqui com meus dois filhos e estou aguardando há mais de 40 minutos. Eles não estavam bem e até o momento não foram atendidos”, reclama.

Coren

Coren interdita UPA Fernando Franco 

O Coren/SE, explica a fiscalização na Unidade de Saúde Fernando Franco Zona Sul, onde foram contatadas irregularidades.

“Há ainda a ausência de medicamentos para prestar a devida assistência aos pacientes e que muitas vezes, os próprios familiares compram para dar início ao tratamento, como foi informado por familiares que estão com uma pessoa internada na unidade Zona Sul. O gasto já ultrapassa R$ 500, com a aquisição de 14 frascos de Rocefin, pois não há o medicamento a disposição. Os principais medicamentos em falta e de suma importância no restabelecimento da saúde do paciente são os antibióticos, os anti-hipertensivos, broncodilatadores, e outros que são fundamentais para as necessidades básicas de um hospital”, diz a nota enviada pelo Coren.

De acordo com a assessoria de comunicação do Coren, há pacientes internados no Zona Sul, há mais de 14 dias necessitando urgentemente de transferência para UTI de algum hospital da região, mas continuam na área de estabilização da unidade.

ACP

Lúcia Max aguardava atendimento

O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Direitos à Saúde, ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de liminar, contra o Município de Aracaju solicitando regularização imediata das Unidades Nestor Piva e Fernando Franco.

SES

A Secretária de Estado da Saúde (SES), Joélia Silva Santos, informou através de sua assessoria de comunicação que diante da crise instalada no atendimento das UPAs em Aracaju e a preocupação com a chegada do Carnaval, já está em busca de medidas para que o atendimento neste período de carnaval não seja prejudicado.

“Mantivemos contato com o município nos colocando à disposição, solicitando a lista de itens emergenciais para verificar em que podemos ajudar para retomar o atendimento nessas unidades, com a possibilidade que alguns dos nossos contratos possam ajudar também nos equipamentos parados e somar na organização dos processos de trabalho. O que não posso é estar com festejos acontecendo quando não tenho condições de absorver qualquer demanda, por mínima que seja, dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento no município de Aracaju", destacou Joélia Silva.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais