UPAs realizam mais de 152 mil atendimentos

(Foto: SMS)

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, as Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva realizaram juntas 152.858 atendimentos, entre procedimentos clínicos, ortopédicos, cirúrgicos, pediátrico e odontológico. Em sua maioria, os procedimentos clínicos (consultas, medicações, estabilizações e internações, etc) registraram maior incidência, ficando com 113.364 dos casos.

Devido à abrangente área de atendimento, compreendendo bairros como Santos Dumont, Siqueira Campos, Industrial, Centro e suas adjacências, a UPA Nestor Piva (localizado na Zona Norte de Aracaju), concentrou os maiores índices de atendimento. “Tivemos 69.123 registros clínicos, além de 10.184 cirurgias (pequenas suturas, pequenos traumas de acidentes, escoriações, pequenos cortes e às vezes baleados). Outro destaque que precisamos pontuar foram os atendimentos ortopédicos com 8.857 (traumas de acidentes, fraturas pequenas, torções e etc) e 1.296 registros odontológicos, através dos nossos plantões noturnos e de finais de semana”, informou a coordenadora do Nestor Piva, na Cristina Carvalho de Melo.

Referência estadual em tratamento infantil, a UPA Fernando Franco (localizado na Zona Sul da capital), atende bairros como Coroa do Meio, 17 de Março, Santa Maria e áreas vizinhas, e principalmente, os moradores do bairro Farolândia (onde está localizado). “Registramos 44.241 casos clínicos e 5.288 atendimentos cirúrgicos, porém, registramos em nossa pediatria 13.869 crianças e adolescentes atendidos”, pontuou a Apoio Técnico do Fernando Franco, Marluce Parada Souza da Costa.

Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Saúde de Aracaju, Renê Porto, com o aumento do nível de credibilidade do trabalho dos UPAs perante a avaliação da população, já era esperado esse numero de mais de 150 mil atendimentos.

“Em 2014 tivemos cerca de 227 mil atendimentos o ano inteiro. A estimativa para 2015 é que este número total aumente em 20%. Pelo que notamos com os números deste primeiro semestre certamente atingiremos essa meta (algo em torno de 270 mil atendimentos até o final de 2015). Estamos preparados e com a regularização das escalas e do estoque de medicamento, certamente conseguiremos bons resultados. Nosso trabalho é sempre contribuir mais para melhorar o atendimento ao cidadão aracajuano e a Saúde de Aracaju, em todos os seus setores, está empenhada para que isto aconteça de forma qualificada e principalmente, humanizada”, frisou Renê.

Fonte: Ascom SMS

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