(Foto: Reprodução/SES) |
Com o avanço das pesquisas e o grande número de medicamentos disponíveis no mercado, tornou-se quase impossível o domínio dos conhecimentos sobre medicamentos e sua correta aplicação. Pensando dessa forma, foi criado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) destinado a atender farmacêuticos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais de saúde que atuam no hospital.
O SIM tem como função tornar acessíveis esses conhecimentos à comunidade hospitalar (profissionais de saúde, administradores e pacientes) em prol do uso racional dos medicamentos, por meio de informações técnicas e científicas, repassada através dos farmacêuticos que atuam no hospital.
Para a farmacêutica da Unidade de Terapia Intensiva II (UTI/II), Tatiana Damasceno, “o SIM vai auxiliar o farmacêutico na sua conduta diária, solucionando alguma dúvida e também uma resposta imediata e embasada com segurança no conteúdo que vai ser apresentado aos outros profissionais de saúde”.
Esta semana, as farmacêuticas que elaboraram o serviço realizaram a divulgação do SIM, distribuindo pelas farmácias e posteriormente para os demais setores do hospital. A farmacêutica Quênnia Garcia ressalta alguns pontos que foram abordados durante as visitas nas farmácias.
“Conversamos sobre a utilização do SIM para prover informações objetivas independentemente e atualizada sobre medicamentos e seu uso, além de como comunicar as diferentes categorias de profissionais de saúde para melhor compreensão da informação e benefício do paciente. O serviço é destinado a todos os profissionais do hospital e vai promover a capacitação aos profissionais de saúde com relação ao uso racional do medicamento”, informou.
Demanda de atendimento
A princípio, o serviço atenderá a demanda interna do Huse, o prazo para resposta dependerá da complexidade da pergunta e do número de solicitações recebidas pelo serviço. As dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail do SIM: sim.huse@gmail.com ou por telefone (ramal 2857).
A farmacêutica, Keila Xavier, explica sobre o uso das informações do SIM. “O papel do SIM é fornecer informações confiáveis, atualizadas e independentes sobre medicamentos, porém, o usuário do serviço é que decidirá sobre como proceder perante o problema apresentado. Os medicamentos devem ser utilizados dentro das recomendações estabelecidas por seus fabricantes”, ressaltou.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde
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