Uso incorreto de medicamentos pode levar à morte

População está sendo orientada sobre o uso correto do medicamento (Fotos: Portal Infonet)

O ato de ir até a farmácia quando surge uma dor no corpo parece simples, mas pode trazer sérios riscos à saúde causando desde uma alergia até a morte. Neste sábado, 4, vários órgãos da saúde estão orientando a população na área do mercado Thales Ferraz quanto ao uso correto de medicamento.

A pedagoga Neide dos Santos conta que muitas pessoas procuram farmácias sem orientação médica na busca de resultados rápidos. “Ações como essas são importantes para conscientizar a população quanto ao uso do medicamento. Cada organismo responde de um jeito a medicação, por isso é importante a orientação médica”, diz.

O uso incorreto de medicamento pode d causar alergia, intoxicação e até a morte como explica o professor de farmácia da Universidade Federal de Sergipe Giuliano Pietro. “O medicamento pode trazer a cura, mas ser tóxico quando usado sem orientação. Além disso, a interação de dois medicamentos também pode prejudicar a saúde do paciente”.

As crianças também foram orientadas

De acordo com vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Adalberto Canuto, o papel do farmacêutico é fundamental no combate a automedicação. “O farmacêutico é fundamental, pois  como ele  encerra o ciclo do medicamento. A população deve buscar a orientação com o farmacêutico sobre o uso de qualquer medicamento, pois ele vai orientar sobre os cuidados a serem seguidos”, explica.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias sem orientação médica são os analgésicos, antitérmicos e inflamatórios.

Antibióticos

Conselho de Farmácia destaca o papel do farmacêutico

Em Sergipe, a Vigilância Sanitária Estadual não registrou nenhuma denúncia de venda de antibióticos sem receita médica. Segundo a farmacêutica Elisdete Santos, o uso de antibióticos sem prescrição médica pode provocar uma resistência bacteriana.

“A orientação é de que os pacientes busquem tomar a medicação nos horários corretos por conta da resistência dos microrganismos. O paciente faz o uso de um antibiótico não específico para a sua doença, e este medicamento além de matar a bactéria almejada, acaba eliminando muitas outras que não deveria, ocasionando a chamada resistência bacteriana”, orienta.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais