Usuários cobram atendimento no posto de saúde do Albano

Posto de Saúde do conjunto Albano Franco (Fotos: Portal Infonet)

Aumentam as reclamações em torno do atendimento na Unidade Básica de Saúde do conjunto Albano Franco, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, principalmente quanto à marcação de exames e à falta de materiais no consultório odontológico. No posto, a informação é de que a diretora está de férias e a pessoa que ficou no lugar, se afastou para se candidatar.

“Eu sei que as pessoas têm o direito de tirar férias, mas antes devem deixar as coisas organizadas, alguém no lugar. Minha esposa chegou ao posto semana passada às 3h da madrugada para marcar uma ficha para a dentista e quando foi à tarde só para fazer uma limpeza nos dentes, não pôde ser atendida porque faltava há muito tempo o material necessário ao tratamento. Ela fez um exame de lâmina e quando foi pegar o resultado, a resposta foi de que só daqui há três meses e eu tomo remédio controlado para depressão e quando estava terminando fui até lá solicitar a receita e me disseram que não tinham o papel. O posto está entregue às baratas”, lamenta o usuário Robson Araújo.

Robson Araújo: "Posto está entregue às baratas"

Na porta da unidade, a usuária Adeilde Sousa abordou a reportagem do Portal Infonet para também reclamar do atendimento. “O que falta aqui é boa vontade dessas pessoas que ficam na recepção. Eu sei que umas funcionárias tentam ajeitar a situação, mas a maioria que acredito ser cargo em confiança, se comporta como se tivesse o rei na barriga. Hoje mesmo foi preciso eu passar pela recepção e bater na porta da enfermeira pedindo pelo amor de Deus para agendar uma consulta. Se você entrar em qualquer rua do Albano e perguntar sobre o atendimento no posto de saúde, vai ficar horrorizada”, enfatiza acrescentando que na área amarela, falta médicos há dois anos.

Na unidade de saúde, a informação é de que a diretora está em férias, que a pessoa que ficou no lugar saiu para se candidatar e que as atendentes e agentes de saúde fazem o que podem para não deixar os usuários ‘na mão’.  Que realmente não existe médico na área do usuário Robson Araújo e que a “caneta para a limpeza dos dentes está quebrada”.

A enfermeira Ana Virgínia Figueredo, que também está em férias, esteve na unidade de saúde na manhã desta segunda-feira, 9 para preencher uns prontuários e conversou com a reportagem. “Aqui são quatro equipes de saúde da família. À tarde um médico e duas enfermeiras e pela manhã, dois médicos e duas enfermeiras. O que pode ter acontecido com esse usuário é que ele não tenha a xerox da receita para remédio controlado e que não consta nada no prontuário dele sobre o medicamento, com isso, ele vai ter de ir até o especialista para providenciar”, explica.

Na assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, a informação é de que o secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy também está afastado para se dedicar à campanha eleitoral e que a substitua, é a Srª Socorro.

Procurada pela reportagem do Portal Infonet, ela informou que Saulo Eloy já retornou à Secretaria de Saúde. Por telefone, tentamos ouvir o secretário, mas ele não atendeu. A Infonet continua a disposição para quaisquer esclarecimentos pelo número (79) 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Esclarecimento

Desmentindo as informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura dando conta de que estaria afastado para trabalhar na campanha e como o deputado Augusto Bezerra retirou a candidatura ele retornou à secretaria, o secretário da Saúde Saulo Eloy entrou em contato com o Portal Infonet para esclarecer os problemas no posto do Albano Franco.

"Eu estou surpreso, pois eu não deixei a secretaria para trabalhar na campanha.  Não existe afastamento, eu estava adoentado e todas as providências serão tomadas para melhorar o atendimento no posto até porque nem estava sabendo desse elenco de querelas. A diretora do posto não está em férias, está licenciada com problemas de saúde na família, mas retorna amanhã. Os resultados dos exames de lâmina demoram de 25 a 30 dias e quanto a marcação de exames, em todo o pais, a demanda é maior do que a oferta. Isso não é só em Socorro. Na gestão de Fábio Henrique, quase dobramos a oferta de exames para 47 mil e quanto aos médicos, ainda agradecemos a Deus porque em Socorro são quase 100 médicos trabalhando e especialmente neste posto do Albano, são quatro equipes. Sobre os equipamentos odontológicos, vamos entrar em contato com o fornecedor", enfatiza Saulo Eloy.

Por Aldaci de Souza

* A matéria foi atualizada às 16:15 para acrescentar os esclarecimentos do secretário de Saúde, Saulo Eloy.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais