Usuários ficam sem atendimento nas urgências de Aracaju

Usuário procurando por atendimento em um dos postos de saúde (Foto: Portal Infonet)

Com os médicos em greve, as unidades básicas de saúde e urgências de Aracaju estão com atendimentos suspensos. Apenas casos de emergência estão sendo recebidos nas Urgências Fernando Franco e Nestor Piva. Pela manhã, o Portal Infonet passou em algumas unidades e por diversas vezes, vimos usuários voltando para casa após serem informados que não está havendo atendimentos.

Tentamos contato com assessoria de comunicação e diretores do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), mas não conseguimos contato. Em seu site,  o sindicato diz que os médicos estão cobrando o salário de novembro e primeira parcela do 13º salário.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que mesmo com a paralisação de profissionais de Saúde, os serviços de saúde não estão totalmente suspensos. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, a greve afeta mais as unidades de saúde e os dois Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), enquanto que os Hospitais Municipais e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPs) são os menos afetados. “Nos Hospitais e nos CAPs, por serem atendimentos de urgência, tem que ter sempre uma equipe mínima trabalhando”, informa.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital, apesar de ser a área mais afetada com a greve, os serviços continuam sendo ofertados, na medida do possível. Em média 30% dos profissionais aderiram, sendo algumas unidades podem ter mais e outras menos profissionais, dependendo de como está a adesão desses profissionais em cada USF, bem como nos  Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos e Augusto Franco.

Já nos Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte), está sendo mantido o quantitativo mínimo de profissionais, conforme previsto, e priorizado os casos de urgência e emergência.  Devido à paralisação, o atendimento fica mais lento e restristo em alguns horários

A matéria foi alterada às 16h44 para acréscimo da nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais