Queimados em tratamento na UTQ (Fotos: Portal Infonet) |
Aproximam-se os festejos juninos e com eles, uma preocupação que sobrevive junto com a tradição de soltar fogos juninos: o aumento do número de pessoas queimadas. A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), se prepara para prestar os atendimentos durante as festas.
Atualmente, dos oito pacientes internados, nenhum foi queimado por fogos e a expectativa é de que as pessoas se conscientizem cada vez mais do perigo. Na manhã desta sexta-feira, 14, seis pessoas estavam sendo atendidas na UTQ com queimaduras por corrente elétrica, explosão de panela de pressão, álcool e com café.
“Estamos aguardando mais dois pacientes que estão chegando do Centro Cirúrgico, sendo uma criança de apenas dois anos, mas ainda não sabemos quais foram as causas das queimaduras”, esclarece a enfermeira da UTQ, Cristiane Santana Cruz.
Paciente vítima de explosão de panela de pressão
|
“Ele se queimou com café quente. Estou na esperança que receba alta ainda hoje”, ressalta Auxiliadora Ramos, a mãe do garotinho de apenas três anos que está internado na Unidade de Tratamento de Queimados do Huse, que está montando toda uma estrutura para receber possíveis pacientes queimados por fogos ou por fogueiras.
Durante as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, adultos e crianças costumam soltar fogos de artifícios. Os cuidados com as crianças devem ser redobrados principalmente para que não fiquem perto de fogueiras e não soltem fogos de artifícios, sem o acompanhamento de adultos.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B