Só pacientes graves ficam internados na UTQ (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Aproximam-se os festejos juninos e com eles, a preocupação quanto ao registro de queimaduras por fogos de artifícios. Três pessoas foram internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) desde o início de junho de 2012, mas já foram liberadas. Em 2011, foram 62 casos no mesmo mês.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Cirurgia Plástica do Huse e da Unidade de Tratamento de Queimados, a cirurgiã plástica Madeleine Ramos, “somente ficam internados na UTQ, os casos mais graves”.
Ela fez um alerta às pessoas que mantêm a tradição de soltar fogos juninos durante os festejos, principalmente para que tenham cuidados com as crianças.
Drª Madeleine Ramos (Foto: Facebook) |
“É bom lembrar que chuvinhas, bombinhas e traques também apresentam perigo, pois contêm pólvora e as crianças especificamente estão mais propensas às queimaduras, até porque não possuem reflexos”, afirma.
Além das queimaduras com fogos de artifícios, chegam também ao Huse, pacientes com queimaduras por líquidos super aquecidos, quando as crianças puxam cabos de panelas e as queimaduras em fogueiras, tanto de crianças como de adultos.
“Muitas pessoas guardam durante os festejos, fogos nos bolsos, o que também há um risco de explosões e queimaduras”, enfatiza a Drª Madeleine Ramos.
Dos 62 casos de queimaduras registrados no Huse em junho de 2011, 21 ficaram internados na Unidade de Tratamento de Queimados. Até esta terça-feira, 12, três pessoas ficaram na UTQ e outras foram atendidas e liberadas.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B