Vacina contra a gripe disponível nas unidades de saúde

Idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos devem ser vacinados (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O dia D da Campanha Nacional contra a Gripe será no sábado, 5 de maio, mas, desde segunda-feira, as 43 Unidades de Saúde da Família já estão disponibilizando a vacina para a população de idosos, gestantes, crianças menores de 2 anos e trabalhadores da saúde.

"Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 77 mil doses da vacina para Aracaju. Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nesta campanha desenvolvida nas unidades que estão distribuídas, estrategicamente, em vários bairros da capital", explica Débora Moura, referência técnica do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Oliveira, não há dificuldades para realizar a imunização. "Para a vacina, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de onde a pessoa mora e apresentar o Cartão de Vacinação", orienta Ana Márcia, enfatizando que o ideal é não deixar para o último dia, por conta das filas.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles, o da Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

"Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro", explica Geison Ricardo Valença, coordenador de Atenção Primária.

Metas

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas devem ser imunizados. A meta de Sergipe é vacinar cerca de 300 mil, sendo 77 mil pessoas em Aracaju.

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela gripe nos grupos prioritários e o risco de expansão da transmissão do vírus Influenza (H1N1), doença infecciosa aguda de natureza viral e altamente contagiosa, que tem maior ocorrência no final do outono e durante o inverno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.

"É importante levar, sempre, o Cartão de Vacinação. Quem não possui o cartão, pode fazê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação, o que possibilita, até mesmo, atualizar outras vacinas que estão faltando", alerta a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Fonte: Ascom PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais