(Foto: Ascom SES) |
A partir deste sábado, 8, os pais e os responsáveis devem levar seus filhos para tomar a dose da vacina contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e contra o Sarampo. As vacinas estarão disponíveis nas 350 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos.
A abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação em Sergipe será realizada no município de Siriri, na região Leste, às 8 horas, na Praça da Matriz, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. A vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo será realizada de 8 a 28 deste mês. As duas Campanhas terão dois dias "D", 8 e 22 de novembro, datas em que os trabalhos dos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família estarão focados especialmente na vacinação, com o intuito de mobilizar a população e imunizar um maior número de crianças.
A dose contra a Poliomielite é aplicada em crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos, que corresponde a população de 152.355 sergipaninhos. Já a vacina contra o Sarampo é destinada para a população de 135.285 crianças de um ano a menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde (MS) é que sejam imunizados 95% do público alvo em cada uma das Campanhas. Sergipe recebeu do Ministério da Saúde 363 mil doses das duas vacinas que já foram distribuídas para todos os municípios, sendo 213 mil para a Poliomielite e 150 mil para o Sarampo.
"Este é o 35º ano da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o 25º ano consecutivo sem a doença no Brasil. Todos devem fazer sua parte na vacinação para continuarmos sem a doença no país. Pais, avós, tios, todos devem levar suas crianças até os postos de saúde e os municípios precisam intensificar a Campanha, inclusive fazer busca ativa da população alvo quando necessário e levar as doses até as localidades distantes e de difícil acesso", disse Sândala Teles, gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
"Os pais e responsáveis não podem deixar de levar a Caderneta de Vacinação para que seja avaliada a situação vacinal das crianças", alertou a gerente. A gerente do programa Estadual de Imunização da SES ainda explica que a vacina contra o Sarampo protege a criança contra três doenças.
"A vacina contra o Sarampo é a Tríplice Viral e ainda protege contra a Rubéola e Caxumba. Em 2000 foram registrados os últimos casos da doença provenientes do Brasil. Os demais casos foram importados ou de pessoas vindas de países que tem a doença. Em 2013 e 2014 foram registrados 596 casos no país, sendo que Pernambuco e Ceará foram os locais com maior número de casos. Sergipe não registrou nenhum caso", disse Sândala Teles.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B