Vacinação contra Hepatite A começa dia 15 de agosto

Todas as unidades de Saúde em Sergipe terão a vacina (Fotos: Arquivo/Portal Infonet)

Sergipe já dispõe das doses da vacina contra a Hepatite A. É o que afirma a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Sândala Teles. Ela disse ainda que começa nesta quinta-feira, 31, a distribuição entre todos os postos do Estado. “É uma vacina que, agora, passa a ser de rotina para as crianças. É apenas uma dose e, a partir do dia 15 de agosto, elas já poderão ser vacinadas”, explica a coordenadora.

A vacinação contra a Hepatite A passa a fazer parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a da Hepatite B. Com isso, crianças com idade entre um ano e dois anos incompletos deverão ser imunizadas contra o vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a faixa etária em que a criança está mais vulnerável e corre maior risco de ser infectada.

Segundo Sândala, em Sergipe, 34 mil crianças devem ser vacinadas no período de um ano. Em todo país, esse número é de três milhões. Para dar início à vacinação, Sergipe já tem 10 mil doses e receberá as demais conforme a necessidade.

Sândala: as primeiras 10 mil doses já chegaram

A Hepatite A é uma doença infecciosa e seu vírus é transmitido via oral-fecal. A contaminação pode acontecer de uma pessoa para outra ou através do consumo de alimentos ou água infectada. Por isso, Débora Moura, coordenadora de imunização em Aracaju, alerta para a importância de imunizar a criança.

“O Brasil está na zona de transmissão por causa dos problemas de saneamento básico”, afirma.

A doença pode causar mal-estar, náuseas, vômito, febre, dores musculares e cansaço. “Embora seja uma doença benigna, pode haver casos agudos. Ninguém quer ver seu filho debilitado”, ressalta Débora.

Por Julie Braga

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais