Vacinação contra Influenza começa neste sábado

Vacinação contra gripe H1N1 acontece até 20 de maio (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

Neste sábado, 30, acontece o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A. Em Sergipe, 350 unidades de saúde em todo estado estarão dedicadas a atender o grupo prioritário formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhadores da saúde, doentes crônicos e as puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto realizado). Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas no Brasil. A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. “São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

Alerta

A responsável técnica da Vigilância Epidemiológica da SES, Mariselma Teixeira, explica que a gripe pode ser causada por vários vírus. O H1N1, que é um vírus influenza tipo “A”, causa maior preocupação por ter o poder de mutação genética. Mas ela esclareceu que o laboratório da Fiocruz, ao analisar a parte genética do vírus, revelou que esse vírus que circula hoje em todo o Brasil é uma cepa que já circulou em antigas pandemias.

“Isso é bom no sentido de que a gente já entrou em contato com esse vírus, então temos certa resistência. Também já possuímos vacinas elaboradas a partir das cepas passadas, o que nos causa um grande alívio, pois o vírus passa a não ter potencial para causar pandemia”, complementou.

Apesar de não ser preciso pânico, é importante ficar alerta, principalmente aos sintomas, e procurar orientação e cuidados médicos nas unidades básicas de saúde ou UPAs. Nesses locais será realizada uma classificação de acordo com os sintomas e instituído o tratamento.

Com informações da SES e da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais