Entra ano e sai ano e o fantasma da procrastinação ainda ronda a mente de muita gente. Mas o que na prática seria procrastinar? Segundo a psicológa Roberta Câmara, a procrastinação está relacionada a constantemente “deixar para depois” uma série de atividades que faz parte da rotina de uma pessoa.
Ainda segundo Roberto Câmara, esse “depois” vive em um campo abstrato e distante. “Ele pode ser o amanhã, a semana que vem, o fim do ano. Não há uma precisão”, afirma a psicóloga. Para se tentar uma maior efetividade nas atividades corriqueiras e profissionais Câmara elabora o seguinte caminho:
Focar no resultado final
A psicológa explica que é comum muitos associarem a procrastinação à “falta de vontade” e por isso ir adiando a realização de uma tarefa. “O erro é esperar que essa vontade venha. O que tem que ser feito é focar no resultado final. Ou seja, se eu fizer essa tarefa qual o resultado final que eu terei?”, orienta.
Planejar as ações ao longo da semana
Outro ponto citado pela psicológa se relaciona com o ímpeto de querer resolver tudo num único dia. “É interessante elaborar uma listinha com as ações que precisam ser realizadas ao decorrer da semana. Assim, quando chegar na sexta-feira a pessoa não terá que deixar para fazer tudo ao longo do dia”, detalha.
Fragmentar atividades
Roberta detalha que é comum o desejo de emagrecer e ir deixando para “depois” a realização de exercícios físicos. A psicológa orienta a não ter uma total noção sobre cansaço ou falta de tempo para realizar o que se deseja. “Não é interessante se imaginar na academia depois de uma de trabalho logo de cara. Pense primeiro em sair de casa, ir até academia, olhar qual a série de exercícios e fazê-los”, explica. “São as pequenas coisas que irão contribuir para grandes resultados”, acrescenta.
Procrastinação X Prioridade
A psicóloga destaca que é importante frisar a diferença entre procrastinar e priorizar um momento. “Se você deixa por exemplo de ficar uma semana sem ir para academia para dar atenção a um amigo que está lhe visitando não há procrastinação nisso. Você está priorizando um momento importante em detrimento de algo que você pode realizar quando puder”, afirma. A ação só evolui para procrastinação quando o que é priorizado não possui grande relevância. “Se você deixa de estudar ou fazer exercício, por exemplo, para ficar no celular vendo uma série a qual se pode ter acesso depois, certamente você está procrastinando”, resume.
Sensação de dever cumprido
Conforme os resultados vão aparecendo, a psicologa pontua que a força de vontade irá se manifestar. “Com o objetivo alcançado a partir do resultado final, as pessoas vão criando uma grande força de vontade para continuar a se manter produtiva. E toda essa força é resultado os momentos de pensar “lá na frente” na hora de realizar uma tarefa”, salienta.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B