Tribuna Livre foi realizada na tarde desta terça-feira, 19 (Foto: Andressa Barreto) |
A Tribuna Livre desta terça-feira, 19/3, trouxe para o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a discussão sobre a Sindrome de Down. O tema foi proposto pelo vereador Iran Barbosa (PT) e vem se somar às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março.
“O nosso objetivo, com essa Tribuna Livre, é trazer para dentro da Câmara, que é a Casa do povo, o debate sobre a inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com essa síndrome, procurando derrubar os preconceitos e a desinformação que ainda persistem em nossa sociedade relacionados ao portador de Down”, ressaltou Iran Barbosa.
De acordo com a presidente da Associação Sergipana dos Cidadãos com Sindrome de Down (Cidown), Sheila Christine Souza, ainda é grande o preconceito contra pessoas com Síndrome de Down. “Sabemos que mesmo nos dias atuais, com a gama de informações diárias que são levadas a qualquer indivíduo, muitas pessoas com Síndrome de Down e outras tantas com outars limitações, permanecem à margem de toda evolução, recolhidas em seus lares, sem exercerem seus direitos de cidadania como qualquer outra pessoa”, declarou a presidente da Cindown.
Para a presidente da entidade, não basta que a Lei preveja e assegure o direito à saúde, educação e tantos outros direitos. “Se faz necessário que a família e a sociedade tenham consciência de que é preciso fazer esses direitos e lutar por melhores condições de vida para que não só pessoas com Síndrome de Down, mas qualquer outra limitação, tenham a independência na vida adulta”, disse Sheila enfatizando que para as pessoas com Síndrome de Down ou outras limitações adiquiram a tão falada autonomia e independência, é essencial a implementação urgente de políticas públicas e melhoria daquelas que já existem.
“Agradeço imensamente as palavras de todos os vereadores e dizer que é muito gratificante o reconhecimento do nosso trabalho. Esse é um trabalho árduo, mas o retorno é muito gratificante”, finalizou.
"A história vem mostrando ao longo do tempo que as pessoas com algum tipo de deficiência têm potencial que precisa ser considerado pela sociedade. Esse é o grande desafio que é a visão preconceituosa da nossa sociedade. Parabenizo o trabalho da Cidown em defesa das pessoas com Síndrome de Down. Sabemos que muita coisas ainda é fruto do desrespeito as diferenças, das pessoas que não têm capacidade de discernimento e que o diferente é algo que deve ser exterminado. O problema não está em quem ter down, mas nas pessoas que não estão preparadas para recebê-los”, entende Iran Barbosa.
Fonte: Ascom CMAju
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B