Vigilância esclarece sobre números da dengue na capital

(Foto: Ascom/SMS)

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taise Cavalcante, participou nesta terça-feira, 17, de uma audiência no Ministério Público Estadual (MPE), onde esclareceu as informações sobre os números da dengue em Aracaju. Durante a reunião, foi discutida a realidade dos dados informados sobre pacientes com suspeita de dengue na capital sergipana.

No encontro, ficou clara a existência de duplicidade de notificação de pacientes entre as unidades, ou seja, mais de uma notificação para o mesmo dia do mesmo paciente em hospitais diferentes, sejam públicos ou privados. Na conversa, foi definido também os procedimentos segundo os quais devem ser feitas as notificações à Vigilância Epidemiológica, onde ficou pactuado que as Unidades de Saúde públicas e particulares devem informar imediatamente sobre mudanças no perfil de internamento de pacientes com dengue.

A promotora do Ministério Público Estadual, Euza Missano, orientou que a rede particular de saúde também participe das reuniões técnicas da Vigilância Epidemiológica, realizadas pela SMS com a intenção de ampliar o olhar dos profissionais quanto à vigilância em saúde.

“Para entrar no Sistema de Notificação Nacional do Ministério da Saúde o paciente tem que apresentar três sintomas da doença. O Programa em Aracaju segue critérios além dos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para notificação de casos de dengue, pois a SMS notifica como dengue os pacientes com apenas dois sintomas da doença. Neste caso só é registrado ou confirmado como dengue após a realização da sorologia (exame de sangue)”, disse Taise Cavalcante.

Segundo alerta da coordenadora, é por isso que os números de notificação são sempre tão altos. Isso representa a preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju em relação à prevenção, evitando assim complicações da doença. Esse aumento das notificações tem como objetivo prestar uma maior cobertura para os casos de dengue. “Sintomas como febre e dor de cabeça já são tratados como casos de suspeita de dengue, o que serve para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, evitando óbitos. Além de dar agilidade ao atendimento, as notificações servem para que o Programa Municipal de Controle da Dengue inicie o trabalho de bloqueio de casos para afastar a doença daquela localidade”, reforça a coordenadora.

Dados

De janeiro até 16 de abril de 2012, a Vigilância Epidemiológica notificou 1180 casos suspeitos e, desses, 383 foram confirma

dos como dengue. Sendo 379 casos de dengue clássica, dois casos de dengue com complicação e dois de dengue hemorrágica. “Em casos de dengue grave, que são as dengues com complicação e a hemorrágica, o Ministério da Saúde determina a notificação imediata através do número 08000-791997. Qualquer pessoa que tenha casos de suspeita de dengue ou para notificação ou limpeza de terrenos baldios deve ligar para 3179-1000 ou 156”, orienta Taise Cavalcante.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais