A reunião tratou do projeto do Hospital Pediátrico (Foto: Portal Infonet) |
Uma audiência realizada na manhã dessa sexta-feira, 2, na sede do Ministério Público Estadual (MPE) tratou da situação referente ao funcionamento do Hospital Pediátrico. Estiveram presentes representantes do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Vigilância Sanitária e Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe). Ficou definido que a Vigilância Sanitária irá elaborar um relatório acerca do atendimento no hospital.
Na reunião foi falado que na realidade foi entregue apenas o primeiro pavimento do projeto inicial, já que nos demais andares do prédio em que funcionará o Hospital Pediátrico, atualmente o atendimento às crianças divide o espaço com o atendimento de adultos.
Para a promotora Euza Missano, esse fato comprova que a medida de construção do Hospital Infantil Doutor José Machado de Souza não obteve êxito. “Não houve cumprimento à determinação e isso será informado nos autos do processo”, fala a promotora.
No projeto inicial, seriam três andares destinados ao atendimento de crianças, no entanto, apenas o andar térreo é direcionado ao objetivo do projeto. No segundo e terceiro pavimento o espaço é dividido por barreiras físicas, mas Euza Missano considera que ainda assim existe contaminação nos atendimentos.
Para a presidente da Sosepe além de atualmente não ser um hospital de atendimento pediátrico, ainda faltam setores que constavam no projeto inicial. “As crianças e os acompanhantes ficam confinados. Isso gera muita tensão e atrapalha o tratamento. Falta brinquedoteca, espaço pedagógico e área de convivência”, considera a pediatra Glória Tereza Lopes.
Na audiência pública foi informado que a remoção dos adultos que estão no atual prédio da pediatria será realizada assim que o espaço em que ficarão os novos 60 leitos. Não há prazo para essa entrega dos leitos, mas a previsão é de que eles estejam disponíveis no mês de julho. Também ficou definido que a Vigilância Sanitária concluirá um relatório acerca das atuais condições do hospital pediátrico. Esse documento será entregue na próxima audiência sobre o caso, que acontecerá no dia 21 de março.
Por Caio Guimarães e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B