Vigilância Sanitária fará inspeção em grandes eventos

Vigilância sanitária inspecionará alimentos de locais com grande concentração de pessoas (Foto ilustrativa : Arquivo Portal Infonet)

Preocupada com a manipulação de alimentos em eventos de massa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária Municipal, participou de uma audiência no Ministério Público do Estado (MPE), nesta quarta-feira, 18, e, após o diálogo, ficou acordado que a Vigilância, em parceria com o MPE, fará fiscalizações em locais com grande concentração de pessoas. E, inclusive, esse tipo de ação já será feita no Fest Verão 2017, que acontecerá em Aracaju de 20 a 22 deste mês.

“Procuramos o Ministério Público e provocamos a audiência porque a Vigilância está preocupada com os alimentos que são comercializados em eventos de massa. Na última segunda-feira, 16, por exemplo, fizemos uma fiscalização prévia no local que será realizado o Fest Verão e vimos que os alimentos da festa serão terceirizados e das cinco empresas que atuarão no evento, apenas uma tem licença sanitária. E nenhuma delas tem o alvará sanitário”, conta Alaiza Moraes, gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Municipal.

Devido às irregularidades encontradas, a Vigilância fará amanhã, 19, uma capacitação com os comerciantes terceirizados que trabalharão no evento. “Encontramos essas irregularidades e, de maneira emergencial, faremos uma capacitação com os comerciantes para orientá-los sobre a manipulação correta dos alimentos. Mas nosso objetivo mesmo é que o RDC n°43 de 2015 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seja aplicado em todos os eventos de massa. Assim, as festas poderão ter um responsável técnico para a parte de manipulação de alimentos”, declara Alaiza.

Para um dos organizadores do Fest Verão, Lourival Oliveira, que também participou da audiência, a capacitação será importante para os comerciantes do evento. “Temos que seguir as normas da Vigilância e essa capacitação será muito importante para os comerciantes. Embora seja terceirizado, também temos a preocupação com os alimentos que serão vendidos na festa”, disse.

Parceria

Durante a audiência, a promotora de Defesa do Consumidor do MPE, Euza Missano, ressaltou a importância da parceria com a Vigilância Sanitária. Além disso, ela anunciou que tem interesse em estender as ações de fiscalizações também para outros estabelecimentos, onde há manipulação de alimentos.

“O Ministério foi provocado pela Vigilância Sanitária em uma ação proativa e extremamente importante. A Vigilância é parceira do MPE e temos uma grande preocupação com a saúde do consumidor. Por isso, será realizado o treinamento de boas práticas para todos os comerciantes que trabalharão na parte interna do Fest Verão e temos interesse também em estender as ações de fiscalizações para outros estabelecimentos”, conta.

E no dia 20 deste mês, no primeiro dia do Fest Verão, o MPE, a Vigilância Sanitária Municipal e outros órgãos de segurança farão uma grande fiscalização final no evento. “Faremos essa grande fiscalização tanto com os comerciantes que atuarão dentro da festa, como com os que ficarão na parte externa do Fest Verão. Nosso objetivo é minimizar qualquer problema para os consumidores. E informo que faremos a mesma coisa com o Rasgadinho, que será realizado no carnaval”, conclui Euza Missano.

Presença

A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Graça Barros, também esteve presente na audiência do MPE.

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais