Vigilância Sanitária vistoria vendedores de pescado

Fiscais sanitários realizaram vistorias e orientaram vendedores (Foto: Ascom/SMS)

Os vendedores de pescado do Mercado Albano Franco ficaram surpresos com a visita dos Fiscais da Coordenação da Vigilância Sanitária e Ambiental (COVISA) de Aracaju na manhã de hoje, 19. Os fiscais sanitários estiveram nas áreas dos boxes e bancas do mercado e cadastraram cada um dos vendedores e, em seguida, orientaram um por um sobre higiene na manipulação e venda dos alimentos, que devem registrar aumento na procura do produto com a proximidade da Semana Santa.

Para o comerciante Lindomar Alves, a visita educativa foi uma boa surpresa. "É muito importante a orientação e a advertência prévia porque assim o vendedor tem tempo de adequar o box e oferecer o melhor serviço à população", explicou o vendedor, que foi advertido por utilizar jornais para embalar os produtos. Das normas sanitárias determinadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o correto é utilizar plástico ou papéis que venham em rolos lacrados e limpos para embalar os pescados.

A gerente de Alimentos da Cosvisa, Nazaré Aragão, explica que a ação no mercado irá durar até a quinta-feira, dia 21, e a expectativa é atingir um total de 150 vendedores de pescados. "As principais orientações passadas pelas equipes são conservar peixes e frutos do mar sob várias camadas de gelo para mantê-los resfriados em temperatura ideal. Além disso, estamos alertando sobre a importância de utilizar ferramentas de plástico ou metal para descamar os peixes. Hoje, flagramos vendedores do mercado ainda utilizando material inadequado como ferramentas de madeira que mesmo sendo lavadas absorvem bactérias e outras impurezas  podendo contaminar os peixes", explicou Nazaré.

Durante a visitação, os vendedores e visitantes dos mercados também receberam cartilhas sobre como identificar o frescor de um pescado. A cartilha, fornecida pela ANVISA e Ministérios da Saúde, Pesca e Agricultura, orienta que o consumidor deve verificar a qualidade do produto pelo odor, textura e coloração e qualquer característica fora do comum já pode ser sinal de que o alimento está contaminado ou mesmo estragado.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais