Sergipe amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

A vacina é tetravalente e protege contra os sorotipos virais da dengue que circulam no país

(Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 20 mil doses da vacina QDenga para serem distribuídas a todos os municípios sergipanos. O objetivo é ampliar a vacinação contra a dengue para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de todo o estado, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

Em 2024, a vacina contra a dengue foi inicialmente disponibilizada para os municípios que compõem a região da Grande Aracaju, sendo eles: Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga d’Ajuda, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.

A expansão do imunizante ocorre a partir da aquisição de mais estoques da farmacêutica japonesa Takeda. Segundo a gerente do Programa de Imunização Estadual, Illani Paulina, a vacina é tetravalente e protege contra os sorotipos virais da dengue que circulam no país. “Estamos distribuindo a vacina contra a dengue para os 67 municípios de Sergipe que ainda não tinham sido contemplados com o imunizante. A vacina é aplicada de forma subcutânea e possui um esquema de duas doses, em que a segunda dose deve ser aplicada 90 dias (três meses) após a primeira”, ressaltou.

Os pais e responsáveis devem levar a criança ou o adolescente para receber o imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Cenário epidemiológico

Em 2025, foram registrados 691 casos de dengue, 187 de chikungunya e 9 de zika no estado. Os episódios de dengue e chikungunya obtiveram uma redução de 64% e 59% respectivamente quando comparado ao mesmo período de 2024.

Mesmo com a diminuição, a população deve continuar adotando medidas preventivas para controlar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, como verificar vasos de plantas com água parada, caixas d’água destampadas, reservatórios descobertos, pneus e outros recipientes que possam se transformar em criadouros.

Além da estratégia de vacinação, a SES, juntamente com os municípios sergipanos, segue trabalhando para o controle do mosquito transmissor com capacitações para os agentes de endemias e coordenadores municipais e das equipes que atuam na Rede de Urgência para o atendimento de doenças, além do monitoramento das ações de campo e avaliação do risco nos territórios. Caso o município apresente alguma localidade em alto risco, a secretaria entra com medida complementar do carro fumacê.

Sintomas

A infecção pelo Aedes aegypti pode provocar sintomas como dor de cabeça intensa, cansaço extremo e dores musculares, além de dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Ao surgirem os primeiros sinais, é recomendado procurar assistência na UBS mais próxima para avaliação médica. A população deve ter cuidado com a automedicação, pois anti-inflamatórios e medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico são contraindicados em pessoas com dengue, podendo aumentar o risco de sangramentos e outras complicações.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais