Ação é capacitar 50 jovens de comunidades de vulnerabilidade (Foto: Marco Vieira) |
Aracaju deu mais um passo na trilha para tornar-se uma cidade mais inteligente, humana e criativa. Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da aula inaugural dos cursos básicos de “Como fazer Vídeo-Documentário” e “Como Fazer Vídeo para Internet”, desenvolvidos no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). O projeto é uma parceria intersetorial entre Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com o objetivo de capacitar 50 jovens de comunidades de vulnerabilidade social para a criação de produtos audiovisuais.
Participarão dos cursos jovens dos bairros Santa Maria, 17 de Março, Porto D'antas e Aeroporto, divididos em duas turmas de 25 alunos. Além de fomentar o uso dos meios digitais como propagador cultural, a Prefeitura de Aracaju também abre mais uma opção de profissionalização para os estudantes. “Os cursos são muito importantes, pois atualizam tecnologicamente os participantes e permite que eles também se profissionalizem, sobretudo os jovens dos locais mais carentes de Aracaju. Através da internet, nessa área de produção de vídeo, muitas carreiras estão sendo alavancadas. Além disso, será possível despertar talentos na área de cinema”, explica Edvaldo.
Ao oferecer oportunidades de qualificação para o jovem, sobretudo preparando-os para o uso tecnológico com eficiência e responsabilidade, a gestão investe na geração que levará a cidade para frente. “É sempre preciso pensar no futuro, sobretudo quando estamos lidando com jovens. A juventude sempre deve ter de todos nós, do poder público e da sociedade, um olhar especial, porque daqui a 20 anos a cidade estará nas mãos deles. Então, preparar as novas gerações intelectualmente é fundamental, pois com a quarta revolução tecnológica temos que fazer o que puder para não ficarmos para trás”, ressalta o prefeito.
Em seu discurso, Edvaldo destacou ainda que o que nos distingue como humanos é na nossa educação e cultura, por isso, instruir os jovens, que são os propagadores do que conhecemos para as próximas gerações, a montar narrativas e contar histórias é imprescindível para o desenvolvimento da cidade. Além disso, o prefeito reiterou que uma cidade inteligente é aquela que utiliza da tecnologia em favor de seus cidadãos e que para alcançar tal status é fundamental instruir a população e ensiná-la a utilizar da estrutura disponibilizada pelo poder público.
As aulas
O curso “Como fazer Vídeo-Documentário” terá 120 horas de carga horária, com aulas de segunda a sexta e nos sábados, pela manhã e pela tarde. Por outro lado, o curso “Como Fazer Vídeo para Internet” terá 70 horas de carga horária, também com aulas de segunda a sexta e nos sábados, porém apenas no turno vespertino.
As aulas serão ministradas majoritariamente no NPD, localizado no Centro Cultural de Aracaju, praça General Valadão, embora estejam programadas atividades de campo para que os alunos exercitem o conhecimento adquirido. No total, cinco instrutores, com diferentes expertises, serão responsáveis por preparar os participantes do curso para criação de seu próprio material. “Eles vão ter acesso a aulas tanto sobre a parte estética quanto a técnica, envolvendo enquadramento, direção de fotografia, captação de áudio etc, para que eles possam ter conteúdo suficiente para gerar um produto audiovisual minimamente profissional”, explica Graziele Ferreira, coordenadora do NPD.
Fonte: PMA