A máquina está quebrada há um mês (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Dois pacientes oncológicos que estavam fazendo tratamento de radioterapia no Hospital Cirurgia faleceram desde que as sessões foram interrompidas, no último dia 15 de janeiro, por conta de um problema no aparelho que realiza o tratamento.
Segundo a presidente do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba, 40 pacientes ainda aguardam uma solução por parte do Hospital. “Dois pacientes já faleceram, e aí a gente pergunta: será que isso não aconteceu porque o câncer se agravou nesse período?”, questiona.
Ainda de acordo com Sheila, o tratamento de quimioterapia também está interrompido no Hospital por conta da falta de dois medicamentos: a carboplatina e o paclitaxel.
Cirurgia
Em nota, a assessoria de Comunicação do Hospital Cirurgia informou que “a chegada do engenheiro responsável pelo conserto e manutenção da máquina de Radioterapia está prevista para amanhã, a fim de que possa ser feita a substituição da válvula que faz o controle do fluxo de água para a emissão dos feixes, e assim o problema seja resolvido”.
Sobre a Quimioterapia, assessoria informou que “houve um bloqueio financeiro de 400 mil reais pelo Ministério Público do Trabalho, o que inviabilizou o pagamento à Clínica terceirizada, responsável pelo tratamento dos pacientes. O Jurídico do Hospital está tentando o desbloqueio para que possam ser regularizados os pagamentos dos prestadores, inclusive da Clínica”.
Por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos