‘Saúde Mental em Cordel’ foi criado por Izabel Nascimento (Foto: reprodução) |
A cordelista e pedagoga Izabel Nascimento lançou recentemente o projeto ‘Saúde Mental em Cordel’ com o objetivo de utilizar o cordel e o alcance das redes sociais para alertas sobre os cuidados com a saúde mental.
O primeiro vídeo trata da depressão, mas até o mês de setembro, quando se concentram as ações de prevenção ao suicídio, a cordelista vai abordar temas com ansiedade, auto estima, traumas e também o suicídio. “A cada mês, faremos a divulgação de um vídeo. A ideia é aproveitar as redes sociais e a popularidade do cordel para desmistificar os problemas de saúde mental”.
Izabel conta que a ideia de falar sobre saúde mental usando cordel surgiu a partir de suas experiências profissionais em um caps. ‘Presenciou muitos casos e vi que as pessoas sofrem preconceitos por causa da forma equivocada que a sociedade enxerga as doenças mentais. Como escrevo cordel, entendo que ele tem uma função social forte e que poderia ser uma forma de esclarecer e orientar as pessoas. Foi a forma que encontrei de reunir linguagem objetivo e popular com a necessidade de informações que a sociedade tem.
O projeto 'Saúde Mental em Cordel' foi idealizado por Izabel Nascimento, que também é presidente da Academia Sergipana de Cordel. Ela conta com apoio da psiquiatra Juliana Maia, e de entidade como Somese, Sobrames e uma Faculdade Particular de Aracaju. Para ver os vídeos, basta acessar as redes sociais da idealizadora do projeto.
Confira o vídeo:
por Verlane Estácio