CPI da Saúde: vereadores visitam Hospital Santa Isabel

O Hospital foi a segunda unidade de saúde a receber a visita dos parlamentares (Fotos: Portal Infonet)

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor do Hospital que os acompanhou na visita

Os vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde estiveram na tarde desta quarta-feira, 18, no Hospital e Maternidade Santa Isabel para verificar possíveis irregularidades. Os parlamentares foram recebidos pela direção da unidade e neste primeiro momento não constataram problemas.

Acompanhados do diretor administrativo do Hospital, Douglas Roseno, os vereadores transitaram entre setores como a Urgência Pediátrica, a Ala Cirúrgica e UTI Pediátrico, além dos 15 leitos que estão em construção. “Eles foram eleitos pelo povo para vigiar a maneira que os recursos públicos são usados e o Hospital está aqui para receber tanto a CPI, como um vereador ou qualquer entidade de classe, para ver de que maneira a gente funciona”, afirma o diretor.

Presidente da CPI, Seu Marcos (PHS) informou que todos os questionamentos dos membros da Comissão foram respondidos pela direção da unidade de saúde. “Nós fomos bem recebidos pela direção do Hospital. Então, não temos nada do que reclamar. Vamos agora aguardar a documentação para fazer a auditoria no Hospital Santa Isabel”, comenta.

A documentação aguardada pela CPI trata-se da folha de pagamento, valores dos contratos, objetivos dos contratos e onde foram empregados os recursos. Segundo Seu Marcos, somente quando a comissão receber os documentos será possível avaliar se a estrutura de atendimento está adequada aos recursos repassados pelo município.

Os parlamentares ainda confirmaram que a próxima unidade a ser vistoriada pela Comissão Parlamentar de Inquérito será o Hospital São José.

Hospital Cirurgia

Relator da CPI, o vereador Isac Silveira (PC do B) comentou que a recepção no Hospital Santa Isabel foi positiva, bem diferente do que ocorreu na visita à última unidade de saúde visitada pela CPI, o Hospital Cirurgia, quando os parlamentares foram impedidos de adentrar aos departamentos do prédio. “Eu creio que como está em bom funcionamento, eles [Santa Isabel] não temeram a CPI. O Cirurgia temeu. Levamos a crer que há muito a se desvendar em relação ao Hospital Cirurgia”, acredita.

Segundo Isac, a Comissão irá retornar ao Hospital Cirurgia com instrumentos judiciais, via mandados de segurança que será impetrado nesta quinta-feira, 19. “Diante da obstrução que foi imposta pela direção do Cirurgia, a CPI decidiu hoje pela impetração de um mandado de segurança para que nós possamos ter acesso às suas dependências. Iremos levar  um corpo técnico com enfermeiros e médicos, e faremos uma análise extremamente minuciosa das dificuldades que aquele hospital tem apresentado em seu serviço de atendimento”, declara.

Em entrevista ao Portal Infonet na última segunda-feira, 16, o diretor-financeiro do Hospital Cirugia, Milton Eduardo Santana declarou que o Hospital recebe recursos públicos e que somente presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o diretor entende que, o Hospital Cirurgia só pode ser fiscalizado pelo Ministério Público. “É bom ressaltar também que estamos falando de pessoas e saúde. O paciente tem direito a sua privacidade”, afirmou.

por Yago de Andrade e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais