O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria Estadual de Saúde, registrou um aumento de quase 25% no atendimento médico durante o mês de novembro, quando leva em consideração os últimos meses. A progressão de casos começou a ser sentida a partir de setembro, quando foi registrado em torno de 3 mil atendimentos. Em outubro subiu para aproximadamente 3200 e em novembro saltou para 3718.
Segundo o diretor técnico do hospital, o médico William Barcelos, o aumento está relacionado aos casos de sintomas respiratórios leves, com sintomas gripais e gastrointestinal. Para Barcelos, não houve paciente com sintomas graves e que a classificação desses registros seria de um perfil de atenção primária. Ou seja, os atendimentos poderiam ser realizados em UBSs.
“Os atendimentos foram quase que exclusivamente casos respiratórios leves, com sintomas gripais e gastrointestinais sem sinais de gravidade, sendo classificados com perfil da atenção primária, necessitando apenas de medicação sintomática, ou investigação com menos de 24h intra-hospitalar, para confirmação diagnóstica”, explicou.
De acordo com Catharina Costa, superintendente do hospital, há sempre a necessidade de reforçar que a procura por esses atendimentos de baixa complexidade deve iniciar pela rede de atenção básica dos municípios, ou seja, no posto de saúde mais próximo da residência do paciente.
“Diferente do período sazonal esse aumento está se caracterizando por casos leves onde não necessitam de internação hospitalar ou permanência curta na unidade”, enfatizou.
Fonte: Ascom SES