HU: aparelho de ressonância permanece sem uso desde 2012

Em julho de 2016 o Portal Infonet produziu matérias informando que o aparelho estava sem ser utilizado e que poderia ser devolvido por falta de uso (Foto: Arquivo Infonet)

O aparelho de ressonância magnética do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) permanece sem instalação desde que chegou ao local via recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), no ano de 2012.

Em julho de 2016 o Portal Infonet noticiou que o aparelho poderia ser devolvido por falta de uso. De acordo com a assessoria de Comunicação do órgão, o aparelho hoje ocupa uma sala específica, no prédio do Anexo Hospitalar, e atualmente passa por processo de instalação.

A previsão inicial, fornecida pelo fabricante (GE), segundo a assessoria, é de até 90 dias para conclusão das instalações e posterior operacionalização do equipamento. “Não há possibilidade de abrigar o equipamento em um espaço qualquer, pois este possui características específicas, a exemplo da exigência de blindagem da sala que o abriga”, afirma.

Conforme a assessoria, em 2012, o hospital recebeu o equipamento via recursos do Rehuf. Inicialmente ele seria instalado na Unidade Materno Infantil, que está em obras, mas devido à falência de construtoras que estavam responsáveis pela edificação do prédio, a superintendência do HU-UFS e a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) acordaram que a ressonância magnética permaneceria no próprio HU-UFS [houve o risco de o aparelho ser redirecionado para outro hospital fora de Sergipe] até que as obras do Anexo Hospitalar fossem concluídas, o que ocorreu em novembro do ano passado.

por Yago de Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais