HU promove campanha de rastreio de doença renal

Professor do Departamento de Medicina da UFS, o nefrologista Kleyton Bastos (Foto: HU/EBSERH)

Você conhece os seus rins? É com esse mote que a Liga de Nefrologia de Sergipe (Linese), do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), promove a 2ª Campanha de Rastreio de Doença Renal. A inciativa ocorrerá no próximo sábado, 24, a partir das 7h, no Ambulatório do HU.

De acordo com o professor do Departamento de Medicina da UFS, o nefrologista Kleyton Bastos, a expectativa é atender a 200 pessoas. “Estamos nos organizando, por uma questão de logística, para fazer até 200 atendimentos. No entanto, se o número de pessoas for maior que esse, temos a intenção de realizar um próximo evento, para contemplar a maior quantidade possível de pacientes”, informa.

Ele explica que o grande objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a prevenção de problemas renais, além de fazer um rastreio dessas doenças. “É importante dizer que existem três principais grupos de risco para doença renal crônica: diabéticos, hipertensos e pessoas que tenham familiares com doenças renais. Nesta campanha, pretendemos rastrear qualquer tipo de doença renal”, declara o nefrologista.

Documentação

Para ser atendido durante a ação, o interessado deve comparecer no sábado, 24, a partir das 7h, ao Ambulatório do HU, com cartão do Sistema Único de saúde (SUS), RG e comprovante de residência. O atendimento será feito por ordem de chegada, respeitando-se a quantidade de 200 pessoas. “Chegando ao local, o paciente fará um cadastro com essa documentação em mãos, passará por uma consulta simples, fará coleta de urina e fará um exame de creatinina, o principal marcador de função renal”, detalha o médico.

Após os resultados dos exames, aquele que apresentar alguma alteração será convidado a vir até o ambulatório para dar continuidade ao atendimento. Os que não tiverem problemas, também receberão um retorno do hospital.

Participam desta ação alunos da Liga de Nefrologia de Sergipe (Linese), outros alunos do curso de Medicina da UFS, residentes da Nefrologia e da Clínica Médica e médicos do HU-UFS. A campanha tem a supervisão do professor Kleyton Bastos.

Fonte: Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais