Os técnicos administrativos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no bairro Palestina, em Aracaju, protocolaram um ofício na Gerência Administrativa da unidade hospitalar pedindo a suspensão do corte no pagamento da insalubridade.
Os trabalhadores denunciam que o corte de insalubridade é irregular, pois é baseado em um laudo que generalizou as funções, sem considerar a atividade específica de cada trabalhador. “O grau de insalubridade é definido de acordo com as atividades específicas de cada trabalhador. Mas a comissão responsável pelo laudo agrupou todos os técnicos administrativos em um documento só com uma atividade genérica, ignorando os planos de trabalho de assistentes e analistas”, explica Carlos Valdir de Oliveira Neto, que é um dos técnicos administrativos do HU.
“Há analistas que trabalham no setor de administração, compras e suprimentos, mas há também os analistas que trabalham em contato com pacientes com doenças infectocontagiosas. Esses trabalhadores sofrem exposição e tem doenças por causa disso, mas tiveram a insalubridade cortada. Simplesmente, eles elaboraram um laudo sem consultar os setores e fizeram um corte no interesse de economizar dinheiro”, lamenta o servidor.
Ainda de acordo com Carlos, os trabalhadores foram comunicados via e-mail de que o corte de insalubridade será realizado a partir deste mês, incluindo também descontos retroativos à data do laudo, que é 17 de junho de 2019. “Vão cortar o benefício e ainda aplicar um desconto retroativo a um mês e meio”, reclama.
HU
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou que, visando ao aprofundamento dos estudos relativos à exposição dos ambientes/cenários de laboro do HU-UFS, foi instituída a Comissão de Avaliação de Insalubridade e Periculosidade.
Ainda de acordo com o HU, a comissão formada por profissionais de saúde e Segurança do Trabalho legalmente habilitados está finalizando uma revisão de laudos de insalubridade de todos os trabalhadores que atuam no HU-UFS. Os primeiros resultados da revisão, segundo o HU, já estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) do hospital.
O HU disse também que a comissão segue a Norma Regulamentadora (NR 15 – MTE) que estabelece os critérios técnicos a serem utilizados para concessão e pagamento de Adicionais de Insalubridade ou de Periculosidade.
Por Verlane Estácio
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