Evento vai reunir representantes de religiões afro |
Nesta segunda-feira, 07, Laranjeiras será o palco da Semana de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa. O tema deste ano será: " Em Roda de Conversa" e vai reunir representantes de diversas casas de religiões de matrizes africanas do Estado. A semana será finalizada com o Cortejo e Lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim de Laranjeiras que esse ano terá algumas novidades em relação a edição de 2017.
Segundo a Secretária da Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena o município tem o único Conselho de Igualdade Racial do Estado e possui a única Casa de Religião de Matriz Africana tombada pelo patrimônio do Estado, 'Terreiro Filhos de Obá" e o mais antigo Nagô do Estado de Santa Bárbara "O nosso compromisso é tão grande com as religiões de matrizes africanas que instituímos o primeiro Conselho dentro do Estado com a finalidade de discutir com a sociedade o fortalecimento de ações para os afrodescendentes. Temos também a maior comunidade quilombola e a maior diversidade Cultural do Estado, mostrando a importância do município para história da resistência negra no Brasil", conta a secretária.
Programação
Durante a programação da Semana de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa vai acontecer de 07 a 11 de maio na Universidade Federal de Sergipe- Campus/Laranjeiras com o Circuito de Ocupação Preta: 'Lélia Gonzalez’, com mesas redonda, roda de conversa e filmes nas escolas públicas do município, oficinas e muita reflexão sobre o que representa o 13 de maio para o negro. "Toda programação tem o intuito de valorizar, preservar e resguardar a história da cidade que também conhecida carinhosamente de África Sergipana. E para isso lutamos para o fortalecimento das políticas públicas afirmativas, através dessas e outras ações", ressalta a secretária da Igualdade do município.
Fonte e foto: ascom Turismo de Laranjeiras