Maio Roxo no HU orienta sobre doenças intestinais

Uma palestra educativa foi realizada hoje (Foto: Ascom HU)

Durante o mês de maio, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e outras instituições que se dedicam às doenças do aparelho digestivo, participam do Maio Roxo, campanha para conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais. Para alertar e orientar sobre essas doenças, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) promoveu nesta quinta-feira, 3, uma palestra educativa com o proctologista Alex Moura.

A iniciativa, voltada aos pacientes do Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal da instituição, voltará a ocorrer no próximo dia 30 de maio, às 9h, no HU.

“Hoje estamos mostrando o que é a doença inflamatória intestinal, uma patologia que desde a metade do século XX vem aumentando. Alguns acham que é por causa da industrialização dos alimentos, mas o fato é que essa incidência vem subindo em nosso país. É preciso dizer que é uma patologia crônica, como a hipertensão e a diabete, mas, se bem acompanhada, consegue-se um controle muito bom, aumentando a qualidade de vida do paciente”, esclareceu o médico.

Implicação social

De acordo com Alex Moura, os principais problemas relatados pelos seus pacientes no HU vêm da implicação social causada pela doença. “Como a patologia vem acompanhada de diarreia, dores abdominais e, em alguns casos mais raros, constipação, isso altera muito a rotina do paciente. Se a gente conseguir controlar isso, com uma intervenção multidisciplinar, ele terá uma melhor qualidade de vida, às vezes até vivendo mais do que quem não tem a doença, porque ele aprende a cuidar melhor da saúde”, destacou o proctologista.

As palestras educativas no HU-UFS estão sendo viabilizadas pela equipe do ambulatório da Clínica Cirúrgica e Coloproctologia, além de equipe de enfermagem e residência do Serviço de Proctologia.             

No dia 7 de junho, no Auditório do HU-UFS, ocorrerá o 1º Encontro Multidisciplinar da Doença Inflamatória Intestinal. A programação, que comemora os 15 anos do ambulatório em questão, abrange a mesa redonda Desvendando a Doença Inflamatória Intestinal: como descobrir? como tratar? como cuidar?; e a mesa redonda Abordagem da Equipe Multiprofissional no Acompanhamento ao Paciente com Doença Inflamatória Intestinal.        
Doença Inflamatória Intestinal

A doença inflamatória intestinal é qualquer processo que envolva o trato gastrointestinal. Pode ser de causa conhecida, como infecções e parasitoses, ou de causas desconhecidas, como a retocolite ulcerativa – caracterizada por inflamação da mucosa do cólon – e a Doença de Crohn – que traz focos de inflamação capazes de afetar qualquer parte do sistema digestório.

Ambas as patologias atingem pessoas jovens, com um pico de incidência na faixa etária de 15 a 30 anos. No entanto, podem afetar pessoas de qualquer idade. O diagnóstico da doença inflamatória intestinal é confirmado por avaliação clínica e investigações diagnósticas. O tratamento pode ser por medicamentos ou cirúrgico, a depender de cada caso.

fonte: Ascom HU

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais