Doulas participarão de curso com duração de 60 horas e, após essa formação, estarão habilitadas para um estágio voluntário |
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), divulga nesta sexta-feira, 6, o resultado da seleção para voluntárias do Programa Doulas da Amamentação. No total, 89 mulheres se inscreveram no processo e 30 foram selecionadas. Elas participarão de curso com duração de 60 horas e, após essa formação, estarão habilitadas para um estágio voluntário acompanhando parturientes na Maternidade, por dois anos.
A capacitação das novas Doulas da Amamentação terá início no dia 12 de maio, às 8 horas, no auditório da maternidade, com a enfermeira Magda Dória, contemplando as 30 que foram escolhidas para integrar a turma de voluntários.
“Após esta seleção, no dia 12 de maio, as voluntárias terão aulas teóricas que vão acontecer às quintas-feiras pela manhã. São 60 horas de aulas teóricas”, disse a psicóloga Silvia Anjos, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MNSL.
Por amor
A psicóloga estará ministrando duas aulas teóricas ligadas à Psicologia do puerpério e o neonatologista Alex Santana vai proferir a palestra: “Práticas e Cuidados com o recém-nascido de baixo peso. “Depois dessas aulas, as voluntárias passarão para o estágio pratico, que implica em estar na maternidade um turno por semana. Elas ficarão vinculadas a um período supervisionado por dois anos.
Silvia observou que as doulas serão divididas em dois grupos e explicou que 20 vão estar na ala Azul e 10 vão para o banco de leite. Em seguida haverá um revezamento. “Todas passarão pelo Banco de Leite Marly Sarney e pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”, Informou a psicóloga
O Projeto Doulas Voluntárias da Amamentação foi criado em 2017 e este ano capacita a segunda turma de voluntárias para assistência na amamentação. O foco das Doulas está no puerpério. Elas estarão aprendendo sobre os adoecimentos da mama e quais os cuidados necessários para que essa mama se mantenha saudável. Todo o trabalho é voluntário e visa ajudar as pessoas sem retorno financeiro.
Fonte e foto: SES