Oftalmologista sergipano não teve nome divulgado pela PF

Policiais federais estiveram em um condomínio do bairro Jardins (Foto: Portal Infonet)

O médico oftalmologista preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) está em audiência de custódia na Justiça Federal na manhã desta quarta-feira, 28. A assessoria de comunicação da PF disse que ainda não está autorizada a informar o nome do acusado, que atende em clínicas particulares de Aracaju e Itabaiana. Uma entrevista coletiva que seria dada na manhã de ontem, 27, foi suspensa.

O homem está sendo investigado pela Operação Lanzarote, deflagrada em Vitória da Conquista (BA), por participar de fraudes relacionadas à gestão do Projeto Glaucoma na Bahia.

Investigações constatarem que o Instituto Oftalmológico da Bahia recebia repasses do Ministério da Saúde em quantidade superior à sua capacidade física instalada para atendimentos. Após a reunião das provas colhidas ao longo de mais de um ano de investigação, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, em desfavor do sócio-administrador do IOBA, que estão sendo cumpridos nas cidades de Guanambi e Brumado, na Bahia, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe.

Esclarecimento

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Sociedade Sergipana de Oftalmologia e a Sociedade Bahiana de Oftalmologia manifestam seu total apoio à Operação Lanzarote, realizada pela Polícia Federal para investigar possíveis fraudes no Projeto Glaucoma, deflagrada nos Estados da Bahia e Sergipe em 27 de março de 2018. As entidades médicas signatárias e a classe profissional que representam são as maiores interessadas no esclarecimento rápido, total e inequívoco de qualquer situação que possa prejudicar o atendimento oftalmológico à população.

Temos plena convicção que a legislação será cumprida e os envolvidos em eventuais atos que contrariem os preceitos do exercício ético, regular e legal da Medicina serão devidamente responsabilizados.

Por fim, as entidades signatárias reafirmam sua disposição de continuar trabalhando em todos os aspectos para preservar a saúde ocular da população e aprimorar o atendimento oftalmológico no País.

por Jéssica França

A matéria foi alterada às 17h52 de 28/03 para acréscimo de nota do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais