Legenda |
Um dia de cuidados em saúde para a população de São Cristóvão. Este é o objetivo do projeto ‘São Cristóvão, Saúde e Vida’, que será realizado no dia 25 de março, na praça São Francisco, como resultado de uma ação conjunta entre o Ilê Axé Opô Oxogunladê e a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Mops (Movimento Popular de Saúde).
Para contribuir com o bem viver dos moradores, o projeto trará também a ‘Oficina de Xadrez’, que funcionará enquanto terapia à manutenção da saúde mental. A população será atendida com sessões de massagem e acupuntura. Haverá exposição e venda (preço simbólico), de mudas das plantas medicinais, além da disponibilização para download da cartilha ‘Folhas e Medicina Natural’, produzida pelo Oxogunladê.
O projeto ‘São Cristóvão, Saúde e Vida’ é idealizado pelo professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), mestre em Educação e Babalaxé do Ilê Axé Opô Oxogunladê, Reginaldo Daniel Flores. Situado na Estrada do Caípe Velho, em São Cristóvão, o Ilê Axé Opô Oxogunladê é uma comunidade afrodescendente de resistência cultural e política, um espaço sagrado que visa à perpetuação sacerdotal de adoração às forças da natureza Lese Orixá, em sua expressão sagrada.
Palestras
10h- Saúde da Mulher e Sexualidade – palestra de Adriana Marcelino (gaduada em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e Especialização em Psicologia Clínica).
10h30 – Doenças Mentais e Redução de Danos – palestra sobre droga e alcoolismo ministrada por Aline Belém (graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e especialista em Psicodrama).
11h – Práticas Integrativas em Saúde: Aromaterapia – palestra com Verônica Gomes (graduada em Enfermagem e Obstetrícia com doutorado em Educação).
Oficina de Xadrez
Integra o projeto pelas evidências científicas de que a prática do xadrez ajuda a manter cérebro e mente saudáveis. Acontecerá das 10h às 12h, na Biblioteca Pública Lourival Baptista (em frente à praça São Francisco), por Fábio da Rocha, diretor de Xadrez da Federação Universitária de Sergipe. Fábio Rocha é graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe da qual é servidor público e enxadrista há 30 ano, onde desenvolve cursos de extensão em xadrez nos níveis: iniciação e introdução à competição. Há 10 anos está à frente do Clube de Xadrez Scacorum Ludus.
Fonte: Ascom da Oxogunladê.