Evento ocorre dia 25 de março, na praça São Francisco (Foto: Divulgação) |
Palestrantes de peso vão participar do projeto ‘São Cristóvão, Saúde e Vida’ que acontecerá na manhã deste domingo, dia 25 de março, na Praça São Francisco, em São Cristóvão, como resultado de uma ação conjunta do Centro de Desenvolvimento Sustentável Ilê Axé Opô Oxogunladê e a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Mops (Movimento Popular de Saúde).
Confira o horário das palestras e saiba um pouco sobre cada palestrante.
10h- SAÚDE DA MULHER E SEXUALIDADE, Adriana Marcelino – Graduada em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e Especialização em Psicologia Clínica. Sua trajetória inclui atividades no campo da educação, participação social e políticas públicas, focadas na prevenção de violência, promoção de direitos humanos, disseminação da cultura de paz, ética e responsabilidade sócio-ambiental. Dedica-se à pesquisa e resgate de saberes tradicionais de cuidado e educação em saúde através do uso de plantas medicinais, prática de yoga, reiki, meditação, danças e outras terapias. Nos últimos anos tem focado seus estudos e vivências para os ciclos femininos, ginecologia e parto natural, promovendo e aprofundando práticas de autoconhecimento e empoderamento das mulheres sobre os cuidados com sua própria saúde corporal, emocional e espiritual.
10h30 – DOENÇAS MENTAIS E REDUÇÃO DE DANOS (drogas e alcoolismo) Aline Soares Negríndia e Aline Belém- Aline Soares Negríndia é especialista em Álcool e outras drogas pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia e ex-redutora de danos no município de Aracaju. Ela também é escritora, candomblecista e militante bissexual e vai estar conosco falando sobre redução de danos.
Aline Belém é Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e especialista em Psicodrama pela PROFINT (Profissionais Integrados-Aracaju). Trabalha principalmente com os seguintes temas: Psicologia Institucional; psicologia clínica em Psicodrama; fenomenologia-existencial; saúde coletiva; Política Nacional de Humanização (PNH); políticas públicas e Comunidade. Atuou como professora substituta da UFS (2008-2010) e (2014-2015); no curso de formação de apoiadores institucionais da Política Nacional de Humanização (PNH) pela Fundação Hospitalar de Saúde (2010-2011); e no Núcleo de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (2011). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo (Faculdade Pio Décimo), ministrando disciplinas de Psicologia Institucional, Intervenções grupais e Relações Humanas e Teorias e Técnicas Psicoterápicas III – Humanismo e é psicoterapeuta e docente na PROFINT (Profissionais Integrados – Sergipe). Neste momento cursa a formação para psicodramatista nível 2 (didata) na PROFINT/SE.
11h – PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE: AROMATERAPIA, Verônica Gomes – Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco com doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Ao longo de 10 anos focou sua atuação em educação em direitos humanos no âmbito de comunidades quilombolas no Maranhão e Goiás, sendo mediadora em processos educativos, organizacionais, de planejamento e ações nos em saúde em tais comunidades. Nos últimos anos, vem dedicando sua atenção aos cuidados em saúde confluindo as práticas integrativas do Reiki e da aromaterapia para propiciar equilíbrio e bem-estar físico e emocional por meio do poder de cura das plantas concentrado nos óleos essenciais.
CUIDADOS ESPECIAIS – Para contribuir com o bem viver da população civil de São Cristóvão, o projeto ‘São Cristóvão, Saúde e Vida’ vai oferecer sessões de massagem e acupuntura. Haverá exposição e venda, a preço simbólico, de mudas das plantas medicinais, além da disponibilização para download da cartilha sobre Folhas e Medicina Natural, produzida pelo Ilê Axé Opô Oxogunladê.
OFICINA DE XADREZ – Das 10h às 12h, na biblioteca pública em frente à Praça São Francisco, haverá Oficina de Xadrez, ministrada por Fábio da Rocha, Diretor de Xadrez da Federação Universitária de Sergipe, graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe, da qual é servidor público e enxadrista há 30 anos, onde desenvolve cursos de extensão para o aprendizado do jogo de xadrez, nos níveis de iniciação e de introdução à competição, para públicos jovens, adultos e da terceira idade. Nos últimos 10 anos, Fábio Rocha está à frente da gestão do Clube de Xadrez Scacorum Ludus.
ILÊ AXÉ OPÔ OXOGUNLADÊ E REGINALDO DANIEL FLORES – O projeto ‘São Cristóvão, Saúde e Vida’ foi idealizado pelo professor do IFS, mestre em Educação e Babalaxé do Ilê Axé Opô Oxogunladê, Reginaldo Daniel Flores. Situada na Estrada do Caípe Velho, em São Cristóvão, o Ilê Axé Opô Oxogunladê é uma comunidade afrodescendente de resistência cultural e política, um espaço sagrado que visa à perpetuação sacerdotal de adoração às forças da natureza Lese Orixá, em sua expressão sagrada.
Fonte: assessoria de imprensa