Remédio para tratamento de câncer não chegou ao Huse

0
Medicamento Taxol continua em falta no Huse (Foto: Taxol)

O ‘taxol’, medicamento utilizado no tratamento do câncer de mama, ainda não chegou ao estoque do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O grupo ‘Mulheres de Peito’ denunciou que o remédio vem faltando desde o dia 19 de abril e alegou que é imprescindível para obter a cura.

O medicamento é aplicado durante as ‘fases brancas’ do tratamento, que acontecem semanalmente. Sem o ‘taxol’, estes atendimentos específicos não vêm acontecendo. “Sem ele, o tumor pode voltar ou ficar ainda mais agressivo. O câncer evolui, e só pedem para a gente esperar”, desabafa Sheila Galba, integrante da ONG.

A outra fase do tratamento é a ‘vermelha’, ocorre a cada 21 dias. O Huse havia informado que o medicamento chegaria na última terça-feira, 8, mas até agora, nada. “Enviamos uma colega lá, e fomos informados de que não tinha nada”, comentou Galba. Segundo ela, um medicamento para câncer de fígado, a ‘octreotida’ também está em falta.

A assessoria do Huse disse que ainda aguarda a chegada do medicamento. A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o ‘taxol’ já chegou, mas que passa por procedimentos de checagem e que, até amanhã, está disponível para os pacientes.

Sobre a octreotida, a SES informou que possui o medicamento de 30 mg no estoque

Por Victor Siqueira

*A matéria foi alterada às 15h10 do dia 09/05 para acréscimo de informações da SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais